A natação paralímpica brasileira realizará nesta semana a Fase de Treinamento Seletiva da modalidade, que tem como objetivo definir quais os nadadores preencherão as vagas da modalidade para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, marcados para agosto. A seletiva acontecerá no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, de 2 a 5 de junho, e contará com 58 nadadores.
Todos os participantes da Fase de Treinamento Seletiva obedecerão rigorosos protocolos sanitários implementados pelo CPB desde sua reabertura em julho do ano passado.
Não será permitida a entrada de veículos de imprensa e de público no período. Os veículos interessados em obter fotos, vídeos e informações da Seletiva devem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br.
O CPB, no entanto, transmitirá em seu canal do Youtube e na página oficial do Facebook as finais das provas 100m livres, 150 e 200 medley (na quarta-feira, 2), e dos 50m livres e 100m costas (na sexta, 4), a partir das 17h.
Para a natação, o Brasil possui 35 vagas para os Jogos de Tóquio. Pelos critérios do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que atua como confederação da modalidade, os campeões mundiais de 2019 Edênia Garcia (S3), Wendell Belarmino (S11), Carol Santiago (S12) e Daniel Dias (S5) já estão confirmados nos Jogos de Tóquio. Confira aqui os critérios.
As provas serão multiclasse, ou seja, atletas de classes diferentes nadarão junto e apenas o cronômetro será o grande rival dos nadadores. Todas as provas que compõem o programa da natação nos Jogos Paralímpicos acontecerão nesta Seletiva: 50m, 100m, 200m e 400m livres, 50m e 100m costas, 50m e 100m borboleta, 50m e 100m peito, 150m e 200m medley.
Por dia, os nadadores terão a oportunidade de nadar duas vezes a prova, pela manhã (eliminatórias) e à tarde (finais).
Patrocínio
A natação paralímpica tem patrocínio das Loterias Caixa
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)