Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Nadadores convocados para Paris 2024 se reúnem no CT Paralímpico e fazem ajustes antes dos Jogos

Mayara Petzold celebra resultado na piscina do CT Paralímpico | Foto: Alessandra Cabral/CPB

Parte da Seleção Brasileira de natação se reunirá no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, na quinta-feira, 1º de agosto, e sexta-feira, 2º, para realizar ajustes antes dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O evento na capital francesa ocorrerá de 28 de agosto a 8 de setembro.

Dos 37 nadadores brasileiros convocados para Paris 2024, 24 estarão no complexo esportivo. O objetivo é simular o ambiente que os atletas encontram em competições – com placar, balizamento e estrutura para as comissões técnicas.

Siga o canal Brasil Paralímpico no WhatsApp
Confira a convocação brasileira para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024
Saiba como será a programação do Brasil até a sua estreia

Para Leonardo Tomasello, técnico-chefe da Seleção Brasileira de natação paralímpica, os dois dias no CT serão importantes para traçar estratégias de provas, analisando todas as fases que compõem as disputas da modalidade, desde o aquecimento até a recuperação. “É uma oportunidade que criamos para melhorar aspectos que só conseguimos competindo”, analisou Leonardo.

Convocada para Paris e uma das estreantes do Brasil em Jogos Paralímpicos, a nadadora mineira Mayara Petzold, 22, elogiou o período de preparação no CT. “Isso é muito positivo para o nosso desempenho, além de a piscina do Centro de Treinamento Paralímpico ser excelente. Estou muito empolgada para viver tudo isso [os Jogos Paralímpicos] pela primeira vez. Dá um friozinho na barriga por tudo ser novidade, mas estou totalmente preparada para dar o meu melhor e representar com muito orgulho o nosso Brasil”, disse a atleta, da classe S6 (limitação físico-motora), que tem baixa estatura.

A equipe brasileira de natação paralímpica em Paris será composta por 21 homens e 16 mulheres, sendo que oito deles, ou seja, 21,62% têm menos de 23 anos, a exemplo de Mayara. O número vai ao encontro à meta de renovação do CPB. No Plano Estratégico do CPB de 2017, revisado em 2021, a entidade estipulou ter 17% dos finalistas nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 nascidos depois de setembro de 2000. Após estes treinos, os nadadores se concentrarão no CT novamente no dia 13 de agosto e viajarão dois dias depois para a França. A entrada na Vila Paralímpica está prevista para 24 de agosto.

O atleta mais novo da natação e de toda a delegação brasileira convocado para Paris 2024 é o paulista Victor dos Santos Almeida, da classe S9 (limitação físico-motora), que completou 16 anos no último dia 19 de maio. Apesar da pouca idade, Vitinho, como é conhecido, já tem experiência internacional. Em novembro do ano passado, com 15 anos, foi campeão parapan-americano nos 100m costas, em Santiago, no Chile.

Nas últimas missões internacionais em que a Seleção Brasileira de natação esteve presente – Mundiais da Ilha da Madeira, Portugal, 2022, e de Manchester, Inglaterra, 2023, além do Parapan de Santiago, 2023 -, os brasileiros alcançaram o top-5. Em águas portuguesas, o Brasil registrou sua melhor campanha em um Mundial, quando ficou na terceira posição, com 53 medalhas, sendo 19 de ouro, 10 de prata e 24 de bronze. Já em Manchester, os brasileiros ocuparam a quarta colocação, com 46 pódios (16 ouros, 11 pratas e 19 bronzes). Nos Jogos Parapan-Americanos, o país liderou a modalidade ao conquistar 120 medalhas – 67 ouros, 30 pratas e 23 bronzes.

Além disso, a natação é a segunda modalidade que mais garantiu pódios para o Brasil em Jogos Paralímpicos. Foram 125 – 40 ouros, 39 pratas e 46 bronzes. Apenas os esportistas do atletismo foram mais laureados: 170 medalhas (48 ouros, 70 pratas e 52 bronzes).

Confira os atletas convocados para os treinamentos no CT e que estarão em Paris:
Alan Kleber Basílio
Ana Karolina Soares
Andrey Madeira
Arthur Xavier Ribeiro
Douglas Matera
Esthefany Rodrigues
Gabriel Bandeira
Gabriel Cristiano
Gabriel Melone
João Pedro Brutos
Laila Suzigan
Lídia Cruz
Lucilene Sousa
Carol Santiago
Matheus Rheine
Mayara Petzold
Phelipe Rodrigues
Roberto Alcalde
Ruan Souza
Samuel Oliveira
Talisson Glock
Victor dos Santos Almeida
Vitória Ribeiro
Wendell Belarmino

Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery