A nadadora Jéssica Oliveira, da classe S2, estreou no esporte paralímpico no Meeting Loterias Caixa no Rio de Janeiro neste sábado, 16, no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN). A jovem de 16 anos, faturou um ouro e uma prata os 50m livre e 50m costas, respectivamente.
Ao todo, 165 atletas (88 do atletismo e 77 da natação) de 20 clubes, do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Paraná, participarão das competições que têm caráter regional.
Jéssica, também conhecida como Jessyborg no Instagram (que conta com mais de 29 mil seguidores), teve meningite meningocócica aos 10 anos e perdeu os quatro membros (acima dos joelhos e dos cotovelos) e audição. O apelido vem da mistura de seu nome com “ciborgue”, devido as próteses que usa.
Nas redes sociais, Jéssica compartilha experiências e conhecimentos relacionados a deficiência e no ano passado teve sua primeira biografia publicada, “Jessiborg – desista de desistir”. Ela começou no esporte paralímpico em setembro de 2019 no Clube de Regatas Vasco da Gama. Em sua estreia em competições oficiais no paradesporto, a jovem competiu os 50m livre (2min01s53) e os 50m costas (3min16s74) e faturou o ouro e a prata, respectivamente.
“Participar do Meeting foi uma experiência maravilhosa, de muito aprendizado! Só de estar aqui já é um grande avanço, me esforcei muito, acreditei muito em mim. O que eu aprendi hoje vou levar pros meus treinos. Foi minha estreia no paralímpico, já participei de outras competições convencionais, mas o paralímpico é um outro mundo, outra visão e eu estou muito feliz por isso”, declarou a nadadora.
No próximo mês, Jéssica, natural do Rio de Janeiro, participará das Paralimpíadas Escolares pela equipe estadual. “Estou muito animada para as Paralimpíadas Escolares, sei que será incrível! A minha meta é entregar o meu melhor”, completou. As Paralimpíadas Escolares acontecerão no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, de 24 a 26 de novembro, para atletas em idade estudantil de 11 a 17 anos.
Idealizado e criado pelo CPB e patrocinado pelas Loterias Caixa, o Meeting Paralímpico tem como objetivo promover o desenvolvimento da prática esportiva nos municípios e estados do país, contribuir para o aprimoramento técnico das modalidades em disputa e propiciar oportunidades de competição aos atletas paralímpicos de elite.
O Meeting Loterias Caixa já passou por Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba. Até dezembro, 16 cidades brasileiras receberão ao menos uma etapa do evento com provas de atletismo, halterofilismo e/ou natação, que serão realizadas de acordo com todos os protocolos sanitários estabelecidos pelo CPB, confira aqui. A próxima etapa será em Brasília, 23 e 24 de outubro.
Patrocínios
O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.
A natação tem patrocínio das Loterias Caixa.
Catálogo Virtual
Atletismo
Natação
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)