Ao todo, 23 atletas participam desta fase e foram selecionados de acordo com a performance observada em competições anteriores, como Meeting Paralímpico, Circuito Paralímpico e as Paralímpiadas Escolares.
Andrey precisou amputar parte da perna esquerda (acima do joelho), por falta de circulação, com apenas três dias de vida. O jovem de 18 anos iniciou a prática de esporte no futsal. Aos 10 anos, ele migrou para a natação paralímpica por incentivo do seu primeiro técnico, que o convidou para frequentar o clube da cidade onde mora e treina desde então.
A principal prova do paulista de Indaiatuba são os 400m livre. Na 1° fase Nacional do Circuito Paralímpico de natação, em abril, Andrey registrou 4min34s56 nesta prova. Este tempo lhe garantiria uma vaga na final do Campeonato Mundial na Ilha da Madeira, já que o espanhol Ariel Martinez se classificou em oitavo lugar com 4min34s77.
No ranking mundial, o nadador aparece na 11° posição nesta prova.
Esta é a segunda vez que Andrey foi convocado para fases de treinamentos da Seleção de jovens. Em 2016, o atleta participou da Seleção Sub-18. “Os primeiros dias com a Seleção foram mais difíceis para mim. Já consegui me estabilizar e ter um melhor aproveitamento dos treinos na piscina e na academia”, contou Andrey.
Até este sábado, 16, os jovens nadadores da Seleção treinarão em dois horários na piscina e academia, assistirão palestras com profissionais do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e serão submetidos a avaliações.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)