O trio brasileiro formado pela pernambucana Andreza Vitória, recém-campeã mundial no individual, além do cearense Maciel Santos e do potiguar Iuri Santos, venceu com facilidade a Espanha na estreia da disputa por equipes BC1/BC2 por 15 a 1 na manhã deste domingo, 11, na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, pelo Mundial da modalidade. A competição, que teve início no último dia 5, entrou na reta final com os jogos entre pares e equipes e se encerra na próxima terça-feira, 13.
A principal competição da bocha do ciclo Paris 2024 reuniu mais de 170 atletas de 40 países em disputas individuais, por pares e equipes. As partidas têm sido realizadas no mesmo palco dos Jogos Paralímpicos de 2016. A entrada é gratuita ao público.
Mesmo com a equipe formada há um ano, quando foi campeã da Copa América da modalidade, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, em dezembro de 2021, o Brasil dominou a partida desde o começo diante dos espanhóis e aplicou o placar elástico.
“Foi a nossa primeira partida e o nosso pensamento é encarar cada duelo como uma final. Estamos preparados e confiantes para poder viver este momento e buscar trazer uma medalha para o Brasil. Jogar com a Andreza e Iuri é fácil, trabalhar com pessoas que ouvem, trabalham e querem o mesmo objetivo. Eles vão muito longe e vão trazer muita alegria para a nossa Seleção e para todo o Brasil”, afirmou Maciel Santos, o mais experiente do time e medalhista paralímpico e mundial.
Essa foi a primeira partida de Andreza Vitória na competição após a conquista do título mundial com a medalha de ouro na disputa individual neste sábado, 10, após a vitória sobre a croata Dora Basic por 3 a 1.
Com isso, o Brasil chegou à sua oitava medalha conquistada na história da competição. Agora, são três ouros, três pratas e dois bronzes, conquistados em três edições – Lisboa 2010, Pequim 2014 e Rio 2022.
A dupla formada pelo paranaense Eliseu dos Santos e pela paulista Josi também entraram em quadra para o primeiro jogo pelo pares BC4 (para atletas com deficiências severas, mas que não recebem assistência) e também venceram: 5 a 3 sobre a Croácia.
Ainda na tarde deste domingo, a dupla formada pela paulista Evelyn Oliveira e pelo mineiro Mateus Carvalho disputam a primeira partida pelos pares BC3 (para atletas com deficiências severas e que podem usar a calha e ter auxílio de outra pessoa), além de novos confrontos pela equipe BC1/BC2 e pares BC4 pela fase de grupos.
As partidas têm sido transmitidas ao vivo pelo Youtube da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE), organizadora do evento.
Serviço
Mundial de bocha paralímpica
Dias: de 6 a 13 de dezembro, a partir das 9h30
Local: Arena Carioca 1, Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro
Entrada: gratuita
Pela internet: Youtube da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE)
Patrocínio
A bocha é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)