O Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês) anunciou nesta quarta-feira, 8, que a Cidade do México sediará simultaneamente os Mundiais Paralímpicos de Halterofilismo e Natação em 2017.
Cerca de 550 nadadores de 60 países são esperados na natação, que ocorrerá na Piscina Olímpica Francisco Marquez. A arena fica no mesmo complexo do Ginásio Olímpico Juan de la Barrera, que acolherá 360 halterofilistas de 65 países.
“Muito nos honra a decisão de confiar à capital do México a organização simultânea de dois campeonatos de alto padrão. As duas arenas foram utilizadas para os Jogos Olímpicos de 1968 e serão totalmente renovadas e atualizadas para ir ao encontro do padrão necessário para receber algo desta magnitude”, disse Horacio de la Vega Flores, que lidera o Comitê Organizador Local dos eventos.
“A Cidade do México verá o retorno de grandes atletas do paradesporto à América Latina apenas um ano depois dos Jogos Paralímpicos Rio-2016. Os próximos meses e anos serão incríveis para o esporte paralímpico das Américas e nós estamos confiantes que este será um evento único, especialmente para os espectadores, que poderão aproveitar e assistir aos melhores do mundo em duas modalidades”, disse Xavier Gonzalez, CEO do IPC.
O último Mundial Paralímpico de Natação ocorreu em 2015, em Glasgow, na Escócia. Já a última parada do Mundial Paralímpico de Halterofilismo ocorreu em 2014, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Mais detalhes sobre as competições serão revelados em julho, logo após a primeira reunião de coordenação do evento.
Com informações do Comitê Paralímpico Internacional (IPC)
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Ronaldo Rodigheri
Elder Barros (estagiário)
Maria Louiza Oliveira (estagiária)