Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Meeting Paralímpico Loterias Caixa do MS tem campeões das Paralimpíadas Escolares em casa neste sábado

Mariana segura bandeira do Mato Grosso do Sul durante abertura das Paralimpíadas Escolares | Foto: Arquivo pessoal

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Campo Grande (MS) terá a participação de sul-mato-grossenses campeões das Paralimpíadas Escolares de 2023. Mariana Gil, 12, medalhista de ouro da natação, e Bruno Alves da Silva, 13, vencedor em três provas de atletismo, terão a oportunidade de competir em casa neste sábado, 16.  Eles estão no grupo dos 136 atletas que irão participar do evento organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) que levará provas de atletismo, natação e tiro esportivo a três endereços da cidade.

Dos esportistas inscritos, 93 estarão nas provas de atletismo, realizadas no Parque Ayrton Senna; 30 em provas da natação, na Fundação Lowtons de Educação e Cultura (Funlec); e 13 no tiro esportivo, no Círculo Militar.

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa vai oferecer tanto provas destinadas a atletas de alto rendimento como também seletivas regionais de competições voltadas a esportistas em desenvolvimento, nas quais os participantes disputam vagas para as etapas nacionais que acontecerão no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Neste segundo grupo de competições estão as Paralimpíadas Escolares, as Paralimpíadas Militares e as Paralimpíadas Universitárias.

Mariana, que tem má formação no braço esquerdo, começou a nadar há um ano. Ela contou ter sido abordada em um restaurante por uma professora de judô paralímpico que viu nela potencial para as piscinas e a apresentou a sua técnica, Maristela Gauna. A atleta também passou a fazer aulas na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, pelo projeto Centros de Referência do CPB (que aproveita espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento) e também no Rádio Clube Cidade.

No ano passado, a atleta voltou com três medalhas da Etapa Nacional das Paralimpíadas Escolares, maior evento esportivo do mundo para crianças e jovens com deficiência em idade escolar. Ela conquistou um ouro nos 50m costas, prata nos 100m livre e bronze nos 50m livre da classe S9 (comprometimento físico-motor).

Agora, com a competição em seu estado natal, Mariana terá a primeira oportunidade de ter sua mãe e sua irmã na torcida. Seu objetivo é nadar cinco provas e conseguir uma nova classificação para nadar no CT Paralímpico com as melhores jovens nadadoras do país no final do ano. “Desde que comecei no esporte, eu já evoluí muito. Com a natação, eu aprendi que, na vida, a gente pode ganhar ou perder e tudo é fruto de nosso esforço. Treino toda semana e a cada dia tento melhorar o que estou fazendo”, afirmou.

Já Bruno esteve nas Paralimpíadas Escolares de 2023 e conquistou três medalhas. Foi ouro, pela classe T13 (baixa visão), no salto em distância e nas provas dos 75m e 250m.

O jovem contou já ter participado de outras competições em Campo Grande e estar animado para a competição do final de semana. “Acredito que não tem como ser ruim. Sempre são competições excelentes. Adoro competir, estar com meus amigos, meus treinadores. Não espero nada menos do que ótimo”, afirmou.

Bruno também participou do Camping Escolar Paralímpico em janeiro deste ano. A atividade reúne no CT, em São Paulo, atletas que se destacaram nas Paralimpíadas Escolares para vivenciar uma rotina de alto rendimento por uma semana. “Aprendi exercícios novos, falei com muitos atletas da Seleção Brasileira. Foi algo incrível e ajuda muito aos atletas jovens”, disse.

O atleta tem doença de Stargardt, que causa uma degeneração progressiva na retina, e passou a praticar atletismo após receber convite de um professor da escola.

Além da competição em Campo Grande, o Meeting Paralímpico Loterias Caixa também terá uma etapa em Salvador no sábado. A capital baiana vai receber 142 competidores para disputa de atletismo, natação e tiro com arco.

Meeting Paralímpico em 2024
A temporada do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de 2024 começou em fevereiro com etapas simultâneas em Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC). O evento já passou, também, por Florianópolis (SC), Porto Velho (RO), Curitiba (PR) e Cuiabá (MT).

Neste ano, o evento oferece mais modalidades e passará por todas as capitais brasileiras. Em 2024, além de competições de atletismo, natação e halterofilismo organizadas pela Diretoria de Esportes de Alto Rendimento (DEAR) do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), os Meetings também recebem etapas regionais de competições organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo (DDE): Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares e Intercentros (competição entre alunos dos Centros de Referência do CPB, projeto que aproveita espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento). Com isso, os Meetings passam a abrigar também disputas em três novas modalidades: bocha, tiro com arco e tiro esportivo.

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005. Entre 2021 e 2023, reunia provas de atletismo, natação e halterofilismo, sendo que cada cidade sediava disputas de, pelo menos, uma dessas modalidades.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a etapa do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Campo Grande podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço:
Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Campo Grande
Data: 16 de março, a partir das 8h

Natação
Local: Funlec
Endereço: Rua Água Azul, 1097, Jardim Veraneio- Campo Grande

Atletismo
Local: Parque Ayrton Senna
Endereço: Rua Jorn. Valdir Lago, 512, Conj. Aero Rancho, Campo Grande

Tiro Esportivo
Local: Círculo Militar de Campo Grande
Endereço: Av. Afonso Pena, 107, Amambaí – Campo Grande
Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Meeting Paralímpico Loterias Caixa
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do halterofilismo
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da bocha
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do tiro esportivo

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery