Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Meeting Loterias Caixa de São Paulo tem ouros de nadadora de 14 anos descoberta por Daniel Dias

Manuela Gaiolla se preparando para entrar na pisicina no Meeting Paralímpico de São Paulo, no CT Paralímpico. | Foto: Marcello Zambrana/CPB

*Nota atualizada em 08/08/2026, às 14:53

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa teve seu terceiro dia de disputas neste sábado, 8, com o encerramento das provas de atletismo, natação e halterofilismo no Centro de Treinamento Paralímpico e o início das disputas de tiro esportivo, na Escola de Educação Física da Polícia Militar, na zona Norte de São Paulo.

As provas de natação terminaram com quatro medalhas de ouro para a jovem Manuela Gaiolla, 14, da classe S9 (comprometimento físico-motor), atleta que conheceu o Movimento Paralímpico após um encontro com Daniel Dias, ex-nadador e maior medalhista paralímpico do Brasil na história dos Jogos.

O encontro entre a jovem, que tem uma má-formação congênita no braço direito, e o maior medalhista paralímpico brasileiro da história, aconteceu em um congresso organizado por uma fabricante de próteses, o qual a jovem participou junto de seu pai, Paulo.

“Cumprimentamos o Daniel e ele perguntou se eu praticava algum esporte. Eu não fazia nada. Então ele disse que, por eu ser alta [a jovem tem 1,77m de altura], deveria experimentar e me convidou a conhecer o Centro de Treinamento Paralímpico. Eu sabia que ele era um grande campeão paralímpico e fiquei impressionada por ele ter vindo falar comigo”, contou.

A atleta disse que ainda não sabia nadar. Se inscreveu em uma academia e fez seis meses de aula para aprender o básico e, depois, passou a treinar no CT Paralímpico.

Desde então, Manuela já participou da etapa de 2025 do Meeting Paralímpico, do Circuito Paralímpico Loterias Caixa e do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de natação. No Meeting, ela chegou ao topo do pódio na categoria sub-17 nos 100m livre (1min23s24), 400m livre (6min27s76), 50m livre (37s18) e 200m medley (3min41s66).

“Esta é uma competição muito importante para melhorar minhas marcas e conseguir a classificação em mais provas no Brasileiro deste ano”, explicou.

A nadadora contou que, até chegar à natação paralímpica, tinha vergonha de expor sua deficiência. Segundo ela, o esporte provocou uma transformação em sua percepção sobre si mesma.

“Eu não via pessoas com deficiência no meu dia a dia. Daí cheguei aqui e vi as pessoas tão focadas no esporte, com amor pelo que faz. Isso me ajudou a me soltar, a falar mais sobre como é minha deficiência e minha vida”, analisou Manuela, que disse ter como meta participar de uma edição dos Jogos Paralímpicos.

Medalhista de ouro nas provas dos 200m e 400m da classe T37 (paralisados cerebrais andantes) nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens de Santiago 2025, no Chile, o paulista Fabrício Klein esteve presente nas provas de atletismo do Meeting. Ele disputou os 100m e os 400m na categoria sub-20 da classe T37 e garantiu o ouro ao completar as provas em 13s16 1min07s32, respectivamente.

“O Meeting é muito importante para a gente evoluir. Ele serve como uma base, um baita suporte para competições nacionais, como os Brasileiros, para competir na categoria adulta. É uma preparação para chegar cada vez mais forte nessas outras competições. Hoje, vim para fazer uma prova forte, buscando me manter no pódio e melhorar meus tempos. Quero seguir evoluindo ao longo do ano para chegar bem nas próximas competições, como o Brasileiro de Jovens, os Jogos Escolares e, se der tudo certo, o Brasileiro adulto.”

O Meeting marcou a primeira competição do paulista Henrique Duran no halterofilismo, quatro meses após ele começar a praticar a modalidade, no Centro de Treinamento Paralímpico. O atleta conquistou uma medalha de bronze com um levantamento de 137kg competindo na categoria até 88kg.

Henrique, 40, foi submetido à amputação da perna direita em 2013 , em razão de um acidente com uma retroescavadeira quando ele trabalhava na construção civil em Sidney, na Austrália.

O atleta disse que já praticava musculação desde a adolescência e, assim que possível, retomou os treinos após o acidente.
“Eu nunca pensei em parar de me exercitar. Mesmo depois do acidente, já voltei a treinar em cadeira de rodas enquanto não podia usar prótese. Estou gostando da modalidade e quero continuar”, disse.

Apesar de novo no halterofilismo, Henrique já tem experiência de competição. Aos 35 anos ele passou a praticar fisiculturismo, modalidade na qual ficou por três anos. “A adrenalina é parecida, sempre dá um pouco de nervosismo. Mas, como já tinha a experiência, pude controlar um pouco melhor a ansiedade”, afirmou.

As provas de halterofilismo seguem até o final da tarde deste sábado. Já o tiro esportivo, que teve início hoje, conta com a presença de atletas que já representaram a Seleção Brasileira, como o gaúcho Geraldo Von Rosenthal e a catarinense Jessica Michalack, que terminou a competição em primeiro lugar na prova R4 – Carabina de ar 10m em pé, na classe SH2 (atiradores que não possuem habilidade para suportar o peso da arma com os braços e precisam de suporte para a arma) ao fazer 618,8 pontos. As provas seguem em andamento.

Outro estreante em competições no CT Paralímpico, o paulista Cristiano Julio, 23, obteve a medalha de prata na categoria acima de 107kg com um levantamento de 165kg. O ouro ficou com o atleta Wesley Rodrigues da Cruz, que suportou 205kg em seu primeiro levantamento.

Sobre o Meeting de São Paulo
A etapa de São Paulo do Meeting Paralímpico Loterias Caixa reúne 1.120 atletas nas modalidades de atletismo (660), natação (316), halterofilismo (109) e tiro esportivo (35).

A natação e o atletismo começaram na quinta-feira, 6; o halterofilismo teve início na sexta-feira, 7; e o tiro esportivo será disputado no sábado, 8, e no domingo, 9.

Presença dos Paramigos Imparáveis
Além das competições, o evento contou com a participação da personagem Nina, uma onça com prótese no braço direito, em uma ação voltada ao público infantil para divulgar a série Paramigos Imparáveis e aproximar crianças do universo paralímpico. Produzida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, a animação conta com 26 episódios de cinco minutos disponíveis no canal dos Paramigos Imparáveis no YouTube.

Patrocínios
As Loterias CAIXA, a CAIXA, a Braskem e a Asics são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
As Loterias CAIXA e a CAIXA são as patrocinadoras oficiais da natação, halterofilismo e tiro esportivo.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Se conecte com a gente!

Patrocinadores Master

Patrocinadores

  • Braskem

Apoiador

Parceiros

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio