Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Medalhistas em Paris iniciam ciclo de Los Angeles no primeiro dia do Brasileiro Loterias Caixa de natação

Gabriel Araújo durante prova pelo Brasileiro de natação no CT Paralímpico | Foto: Gaspar Nóbrega / CPB

A abertura do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de natação, nesta sexta-feira, 6, teve na piscina a presença de campeões mundiais e medalhistas paralímpicos em início oficial de ciclo para os Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028. Na primeira competição nacional após Paris 2024, o mineiro Gabriel Araújo, também conhecido como Gabrielzinho, e o paulista Samuel Oliveira, ambos do Praia Clube, de Uberlândia (MG), nadaram os 50m borboleta nas classes S2 e S5 (limitações físico-motoras), respectivamente.

O CT Paralímpico, em São Paulo, recebe de sexta-feira, 6, a domingo, 8, edições simultâneas do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa em três modalidades: atletismo, halterofilismo e natação. As disputas levam à capital paulista nove campeões dos Jogos Paralímpicos de Paris que conquistaram 14 das 25 medalhas de ouro do Brasil na França, quando o país obteve a histórica quinta colocação do quadro geral de medalhas. 

No mesmo período, o Centro Militar de Tiro Esportivo do Rio de Janeiro sedia o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de tiro esportivo. Considerando as quatro modalidades, as competições realizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) reúnem 1.197 atletas no total.

Apesar do tempo de 53s79 estar acima dos 52s37 que lhe renderam o recorde mundial da prova, Gabrielzinho teve o melhor índice técnico desta manhã (110,55), e gostou do próprio rendimento. “Estou muito satisfeito, foi um tempo melhor do que eu esperava, já que descansei um pouco depois de Paris e voltei, agora, para fechar um ano de grandes resultados e que me abriu muitas portas. Quero fazer uma boa competição aqui, para no ano que vem, dar o meu melhor e chegar com força máxima no Mundial”, disse o nadador, que voltou à piscina ainda na tarde desta sexta-feira, para disputar os 100m livre na classe S2. Gabriel nasceu com focomelia, doença que impede a formação de braços e pernas.

Gabrielzinho ainda falou sobre toda a repercussão que seus grandes resultados de Paris lhe trouxeram, e como isso afeta seu dia a dia como atleta. “Eu fico muito feliz com todo o reconhecimento que tenho recebido, isso só me ajuda a querer melhorar cada vez mais, a mostrar para as pessoas que elas podem esperar, de mim, muito mais do que as três medalhas que eu trouxe de Paris”, garantiu o atleta, que conquistou ouro nos 100m costas, 200m livre e 50m costas na última edição dos Jogos Paralímpicos.

Já Samuel, que teve o terceiro melhor índice técnico (94,01) entre todos os competidores desta manhã, foi superado apenas por Gabrielzinho e pelo paulista Andrey Woyczak Madeira, do AAF Nauru, de São Paulo, que obteve um índice de 94,22 ao completar a prova dos 400m livre da classe S9 em 4min28s05.

“Foi uma das minhas melhores marcas depois de Paris, fiquei feliz com o resultado, mas quero mais. Vou me dedicar muito, treinar bem e focar para chegar em plena forma no Mundial de 2025. O ano de 2024 marcou minha primeira participação em Jogos Paralímpicos, melhorei muito minha técnica, enfim. Foi um ano de sonhos realizados”, afirmou Samuel, que ainda nada sete provas individuais e mais dois revezamentos até o final da competição, no domingo, 8. O paulista entrou no Movimento Paralímpico após ser submetido à amputação dos dois braços, na altura do ombro, depois de levar uma descarga elétrica de 13 mil volts.

Os Campeonatos Brasileiros serão as últimas competições promovidas pelo CPB em 2024. Ainda neste ano, o Comitê apresentará o Prêmio Paralímpicos, no qual destacará os principais nomes do paradesporto em 2024. O evento acontecerá no dia 12 de dezembro, a partir das 20h, no Tokyo Marine Hall, em São Paulo.

O fim de semana também contará com o Festival Paralímpico, evento que estará em sua segunda edição de 2024 e apresentará, mais uma vez, o esporte paralímpico para crianças com e sem deficiência de forma lúdica em 121 núcleos espalhados por todas as Unidades Federativas do Brasil. Em setembro, o evento contou com a inscrição de 25.661 crianças e jovens – número recorde até então.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa 2024 podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço

Campeonato Brasileiro Loterias Caixa
Datas: 6 a 8 de dezembro, a partir das 8h
Atletismo, halterofilismo e natação
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes km 11,5, Vila Guarani – São Paulo/SP – CEP 04.329-000

Tiro esportivo
Local: Centro Militar de Tiro Esportivo de Deodoro
Endereço: Av. Brasil, 27195 – Vila Militar, Zona Oeste, Rio de Janeiro

Patrocínio
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do halterofilismo, tiro esportivo e natação.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Gabriel Araújo e Samuel Oliveira são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery