Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Medalhista paralímpico faz ‘reestreia’ em provas de outros estilos no Open

O Open Loterias Caixa de natação, que acontece no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, tem um gostinho especial para o nadador Ruan Felipe Souza. Antes certificado pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês) para nadar apenas as provas do nado peito, ele passou por nova classificação funcional antes da competição e obteve a habilitação para nadar também os demais estilos, nas classes S10 (costas, crawl e borboleta) e SM10 (medley). 

Na manhã desta quinta-feira, 26, Ruan caiu na água pela primeira vez ao nadar os 400m livre, em que registrou o tempo de 4min32s02, esta marca lhe rendeu a vaga na final da distância por Índice Técnico Competitivo (ITC). Na disputa da final A, na noite desta quinta-feira, Ruan fez 10s a menos que no período da manhã e ficou em terceiro lugar por ITC, com 92,455%.

“Eu já tive a classificação S, mas perdi em 2014 e desde então só foquei no nado peito. No entanto, sempre gostei dos 400m livre. Foi uma sensação bem gostosa nadar essa prova de novo. Estou sem ritmo porque não estava treinando o crawl, mas gostei bastante do resultado. Sempre foi o meu estilo”, declarou o medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 no revezamento 4x100m medley masculino 34 pontos. 

O Open Internacional é uma oportunidade para que os atletas obtenham a classificação funcional internacional – avaliação promovida pelo IPC e que determina a classe do atleta, para que compita em igualdade aos seus rivais. 

Ruan foi atropelado por um carro que avançou o sinal enquanto atravessava uma rua de bicicleta, aos 11 anos de idade, e ficou com um encurtamento na perna esquerda, e tem apenas 20% de força e limitação de movimento no tornozelo. 

No Open, ele ainda nadará os 100m livre, 100m costas e os 100m peito. “Vou dar o meu melhor sempre, e apesar de não estar polido acredito que consigo fazer um bom tempo nos 100m peito”, comentou o esportista de 26 anos.

Ao todo, 400 atletas participam do Open Loterias Caixa, sendo 226 do atletismo e 174 da natação. Ao todo, 13 países estão representados: África do Sul, Argentina, Brasil, Chile, Cuba, Equador, El Salvador, Gana, Israel, México, Peru, Portugal e Turquia. As disputas da natação fazem parte da World Series, circuito organizado pelo IPC.

As disputas da natação acontecerão com eliminatórias por tempo nas sessões pela manhã, com premiação por classe. À noite, estão previstas finais balizadas com base no índice técnico competitivo (ITC) dos atletas. 

Patrocínios
O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem. 
A natação tem patrocínio das Loterias Caixa.

Serviço
Open Internacional Loterias Caixa de Atletismo e Natação
Data: 26,27 e 28 de abril
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo – Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 (ao lado do São Paulo Expo)
 
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery