Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Mascote do Mundial de bocha paralímpica do Rio homenageia Dirceu Pinto

Dirceu Pinto durante partida nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012 | Foto: Guilherme Taboada/CPB
A Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande) anunciou o nome do mascote do Campeonato Mundial de bocha paralímpica, competição que ocorrerá em dezembro, no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro. Após votação popular, o nome escolhido para o mascote foi “Dibo”, contração de Dirceu Pinto e bocha. 

Dirceu foi um dos maiores atletas da modalidade, morto aos 39 anos, em 2020, por problemas cardíacos. Sua histórica trajetória na modalidade começou nos Jogos Paralímpicos de Pequim 2008, ocasião em que conquistou duas medalhas de ouro: individual e pares, ao lado de Eliseu Santos.

Nos Jogos de Londres 2012, Dirceu, novamente, subiu ao lugar mais alto do pódio em duas oportunidades. Em sua terceira e última participação nos Jogos, em 2016, o atleta faturou uma prata com os irmãos Marcelo e Eliseu, no Rio de Janeiro. 

“Essa escolha não poderia ter sido melhor. Uma homenagem mais do que merecida ao melhor atleta de bocha paralímpica de todos os tempos. Agradeço por ter tido a oportunidade e a honra de conviver com ele, principalmente em momentos que marcaram a história da bocha no Brasil e no mundo. Dirceu foi um exemplo para todos nós, não só pelas conquistas, mas pela pessoa que sempre foi. Essa é uma homenagem que ficará eternizada na família da bocha mundial”, comentou Artur Cruz, presidente da Ande, entidade responsável pela modalidade no país e organizadora do Mundial na capital fluminense.  


Arte de divulgação do mascote Dibo e do Mundial de bocha no Rio de Janeiro | Imagem: Divulgação/Ande

A criação do mascote foi do designer, ilustrador e atleta de bocha, Thulio Toledo. A inspiração para o mascote foi um misto das belezas naturais do Rio de Janeiro, da cultura carioca e da modalidade.

“Quem pensa no Rio, lembra de praia, Cristo, Pão de Açúcar, Selarón, porém essa beleza toda do Rio é sempre engrandecida pela luz do sol e o calor do seu povo”, comentou Thulio, que acrescentou:  “Assim como o sol, a nossa bola alvo (a bola branca, a Jack) é a responsável pelo objetivo da nossa modalidade. Tudo gira em torno dela e todo o jogo é baseado nela, como é no sistema solar”.

O Campeonato Mundial de bocha paralímpica recebeu, até o momento, 170 inscrições de atletas, oriundos de mais de 40 países. “Os preparativos estão a todo vapor, com uma equipe muito focada em entregar o que tem de melhor no esporte”, finalizou Artur. 

*Com informações da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande).

Patrocínio
A bocha é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery