Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Mariana D’Andrea vence Circuito Loterias Caixa de halterofilismo em semana com 3 ouros em 6 dias

*Nota atualizada em 29/06/2024 às 15:44

A campeã paralímpica e mundial Mariana D’Andrea ergueu 140kg e venceu a disputa da categoria até 79kg da Segunda Etapa Nacional do Circuito Paralímpico Loterias Caixa de halterofilismo neste sábado, 29, primeiro dia da competição que será a última da modalidade antes dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, com abertura em 28 de agosto.

O evento acontece no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e recebeu inscrições de 161 atletas representantes de clubes de 10 estados e do Distrito Federal (AM, AP, MG, PR, PE, RJ, RN, RR, SP e SE ) e vai até o início da tarde deste domingo, 30. Ela contou com transmissão ao vivo neste sábado, 29 pelo YouTube do CPB e pelo LMC+, disponível para assinantes da Vivo TV (canal 612) e Claro TV (canal 548).

A halterofilista paulista disputou o Circuito Loterias Caixa da modalidade na mesma semana em que conquistou duas medalhas de ouro na Geórgia, competindo na Etapa de Tbilisi da Copa do Mundo.

No país europeu, Mariana competiu em uma categoria abaixo, para mulheres até 73kg. Lá, a atleta ergueu 145kg e venceu na categoria mais leve na segunda-feira, 24. Ela ainda se saiu vitoriosa na disputa de equipes femininas, ao lado da mineira Lara Lima e da carioca Tayana Medeiros, na quarta-feira, 26.

“Eu estou me sentindo muito bem psicologicamente, o que é o mais importante. O corpo pode estar cansado, acabei de chegar de viagem, após um voo muito longo, mas o que sinto é que minha cabeça está bem, por isso, tive um bom resultado  e agora estou pronta para os Jogos Paralímpicos de Paris”, afirmou a atleta, que tem baixa estatura e representa o clube Aesa, de Itu (SP).

Mariana contou que vem intensificando a rotina de treinamentos com a aproximação dos Jogos. “Estou treinando duas vezes por dia, de segunda-feira a sexta-feira, e em alguns sábados, e com mais intensidade. Sinto que qualquer redução que eu tiver pode interferir no meu desempenho, então vou manter assim até Paris”, disse.

A convocação dos atletas de halterofilismo para os Jogos Paralímpicos na capital francesa será realizada no próximo dia 11 de julho, durante live do CPB no Youtube.

Outras atletas que estiveram na Geórgia também competiram e lideraram suas categorias no CT Paralímpico. Na categoria até 61kg, a primeira colocação ficou com a gaúcha Ana Paula Marques, representante do Cetefe-DF, que ergueu 102kg em seu segundo levantamento. A atleta ainda tentou bater sua melhor marca pessoal, mas seu terceiro movimento, de 105kg, foi invalidado. No último sábado, 22, a halterofilista foi a quinta colocada em Tbilisi, ao suportar 104kg.

Já a amazonense Maria de Fátima Castro, da Adefa, de Manaus (AM), competiu no Circuito Paralímpico Loterias Caixa na categoria até 73kg e validou seus três movimentos, sendo o melhor deles de 115kg. Na Geórgia, a atleta ergueu 127kg e terminou a prova da categoria até 67kg na sexta colocação.

Durante as provas da tarde, o mineiro Marco Túlio de Oliveira, 21, quebrou o recorde brasileiro da categoria até 49kg ao suportar 159kg em seu terceiro levantamento. A melhor marca nacional já era do próprio atleta, que ergueu 156kg em abril, no Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Belo Horizonte.

“A sensação é a melhor possível. Era uma marca que eu tinha planejado buscar desde meu último recorde. Intensifiquei bastante meus treinos para esta etapa, que é a última antes do Campeonato Brasileiro [em dezembro]. São esses resultados que vão permitir que ano que vem eu busque uma vaga para disputar o Mundial de halterofilismo no Egito. Tudo o que se faz repetidamente leva a excelência e treinar é algo que eu amo”, afirmou Marco, que tem baixa estatura e representa o Praia/CDDU/Uberlândia.  

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a Segunda Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de halterofilismo paralímpico 2024 podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço

Segunda Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de halterofilismo paralímpico 2024

Datas: Até 30 de junho, a partir das 8h

Local: Centro de Treinamento Paralímpico

Endereço: Rodovia dos Imigrantes km 11,5, Vila Guarani – São Paulo/SP – CEP 04.329-000

Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Circuito Loterias Caixa.
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do halterofilismo.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Gustavo de Souza, Mariana D’Andrea e Maria de Fátima são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.

Time São Paulo
A atleta Mariana D’Andrea é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 149 atletas. Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery