Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Mariana D’Andrea faz último teste no Meeting Paralímpico Loterias Caixa de SP antes do Parapan

Mariana D’ Andrea retira munhequeira após realizar movimento em competição no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo | Foto: Alessandra Cabral/CPB

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa de São Paulo ocorre de 3 a 5 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, na capital paulista. Entre os destaques, o evento receberá a campeã mundial e paralímpica de halterofilismo, Mariana D’Andrea, 25,. A atleta está em reta final de preparação para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, que acontecerão de 17 a 26 de novembro.

O Meeting marcará o retorno da paulista às competições no Brasil, após ela conquistar a primeira medalha de ouro brasileira adulta em um Mundial de halterofilismo, no último mês de agosto, em Dubai. Além disso, a atleta estabeleceu o novo recorde mundial na categoria até 79 kg, ao erguer 151 kg em seu terceiro movimento.

Mariana, que tem baixa estatura, vai competir no Meeting de São Paulo na categoria até 79 kg, na qual estreou em março deste ano, durante a Primeira Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa. Logo em sua primeira prova entre as competidoras de até 79 kg, tornou-se recordista brasileira ao erguer 142 kg. Com isso, Mariana, que foi aumentando seu peso e suas marcas com o passar dos anos, é a primeira atleta do país a ter recordes em quatro categorias diferentes (até 61kg, até 67kg, até 73kg e até 79kg).

A atleta seguiu competindo nos até 79 kg ao longo do ano, mas, no Parapan, Mariana voltará a competir em uma categoria mais leve, até 73 kg, a mesma na qual foi campeã paralímpica nos Jogos de Tóquio 2020. Isso porque a halterofilista não têm marcas internacionais na categoria até 79 kg. O Mundial de Dubai foi disputado depois do prazo estipulado pelo Comitê Organizador Local do Parapan (LOC, na sigla em inglês).

“Estou me preparando para quebrar o recorde das Américas no Parapan, além de conquistar a medalha de ouro. Esse será o meu segundo Parapan no adulto. Eu quero fazer uma excelente competição, validando todos os meus movimentos”, afirmou. O atual recorde das Américas nos até 73 kg já é de Mariana. A paulista ergueu 140 kg, em julho de 2022, no Open das Américas de Saint Louis, nos Estados Unidos.

Mesmo após o Parapan, a comissão técnica de Mariana continuará observando as movimentações das principais rivais internacionais da paulista. Para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, a ideia é escolher a prova (até 73 kg ou até 79 kg) em que ela terá maiores chances de conquistar

o ouro.O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005. Há provas de atletismo, natação e halterofilismo. Cada cidade sedia, pelo menos, disputas de uma dessas modalidades.

A etapa de São Paulo será a décima e última do Meeting em 2023. O evento teve sua primeira edição em julho e passou por outras nove cidades: Manaus (AM),Campo Grande (MS)Rio de Janeiro (RJ)Belo Horizonte (MG)Brasília (DF)Fortaleza (CE)Recife (PE)Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
A atleta Mariana D’Andrea é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual das Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Time São Paulo
A atleta Mariana D’Andrea é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 106 atletas de 14 modalidades.

Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Meeting Paralímpico Loterias Caixa.
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do halterofilismo.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery