O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, receberá a partir desta sexta-feira, 19, a primeira edição do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Natação. A competição se estenderá até o domingo, 22, e encerrará o calendário anual da modalidade, que já contou com quatro etapas regionais e duas nacionais do Circuito Loterias Caixa. Duzentos e cinquenta e nove atletas estão inscritos e representarão 72 clubes.
A grande novidade do Campeonato Brasileiro ficará por conta das premiações. Os melhores atletas, clubes e técnicos receberão valores em dinheiro. O total de premiações distribuído será de cerca de R$ 65 mil. A relação completa das honrarias pode ser vista no regulamento-geral do evento. A intenção do Comitê Paralímpico Brasileiro é a de estimular a competição entre os clubes que compõem o cenário da natação paralímpica nacional.
“O mais importante deste Campeonato Brasileiro Loterias Caixa será a valorização aos clubes. Como estamos no fim da temporada é um momento em que os atletas conseguem nadar mais provas, com a intenção de pontuar mais, e por isso teremos uma competição bastante acirrada pelas premiações”, disse Leonardo Tomasello, técnico-chefe da natação paralímpica do Comitê Paralímpico Brasileiro.
Principal nome da natação paralímpica brasileira, Daniel Dias está inscrito em três provas. O atleta paulista deve competir nos 50m e 100m livre e nos 50m costas. Ele representará o Instituto Daniel Dias. Outros medalhistas paralímpicos, como cearense Edênia Garcia, mineira Patrícia Pereira, catarinense Talisson Glock e o goiano Ítalo Pereira também estão inscritos.
Organizado pelo CPB, a primeira edição do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Natação contará com os oito melhores atletas no ranking nacional em cada prova. O torneio ainda servirá como preparação para a próxima temporada. Em 2019, dois são os maiores desafios internacionais da modalidade: o Campeonato Mundial, em Kuching, na Malásia, de 29 de julho a 4 de agosto, e os Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, de 23 de agosto a 1º de setembro.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Campeonato Brasileiro de Natação não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigir-se à sala de imprensa para identificação.
Patrocínios
A natação paralímpica brasileira tem patrocínio das Loterias Caixa.
Time São Paulo
Os atletas Daniel Dias, Ítalo Pereira e Talisson Glock são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 62 atletas e seis atletas-guia de dez modalidades.
Serviço
Data: 19 (10h e 17h), 20 (10h e 17h) e 21 (10h) de outubro
Cidade: São Paulo (SP)
Local: CT Paralímpico Brasileiro, em São Paulo – Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 (ao lado do São Paulo Expo)
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)