O cearense Maciel Santos levou o título das disputas individuais pela classe BC2 masculina (que não podem receber assistência) ao derrotar o indonésio Felix Yudha por 4 a 2 nesta terça-feira, 4, pela etapa São Paulo da Copa do Mundo de bocha, que acontece no Centro de Treinamento Paralímpico até esta sexta-feira, 7. No dia, o país ainda conquistou mais três pratas e um bronze.
A Copa de Mundo de bocha paralímpica conta com 85 atletas de 24 países. Esse, que é um dos eventos mais importantes do calendário internacional da modalidade, serve como avaliação e preparação para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. É também a primeira vez que o CT Paralípico sedia a competição.
Maciel, que nasceu com paralisia cerebral, teve domínio do placar durante toda a partida. Na primeira parcial, chegou a abrir 3 a 0 sobre o adversário para depois confirmar a vitória por 4 a 2. Com isso, o medalhista de bronze nos Jogos e Tóquio terminou a campanha com seis vitórias em seis jogos.
“Eu sempre falo que uma conquista nunca é somente do atleta. É de uma equipe. Não conseguimos nada sozinhos. Antes da final, reuni a equipe e comuniquei que havia decidido mudar a minha estratégia de jogo para a final. E todos me apoiaram. Essa vitória mostra que estou no caminho certo”, afirmou Maciel, que também havia conquistado o ouro no individual da Copa do Mundo de bocha no Rio de Janeiro, em 2022.
Outros três brasileiros que participaram das finais individuais nesta manhã foram derrotados e ficaram com a medalha de prata. A paulista Evelyn Oliveira foi superada pela peruana Niurka Callupe por 6 a 3 e foi a vice-campeã da classe BC3 feminina (que usam instrumento auxiliar, podendo ser ajudados por outra pessoa).
Já pela final da BC3 masculina, o mineiro Mateus Carvalho foi derrotado por 8 a 0 pelo turco Oner Bozbıyık, enquanto o paranaense Eliseu dos Santos perdeu por 4 a 3 pelo inglês Stephen McGuire na decisão da classe BC4 (outras doenças severas, mas que não recebem assistência).
A pernambucana Andreza Oliveira, atual campeã mundial da modalidade pela classe BC1 (que tem a opção de auxílio de ajudantes), conquistou a última medalha do Brasil no dia ao levar o bronze com a vitória sobre a croata Dora Basic por 7 a 0. O encontro foi o mesmo que decretou a medalha de ouro da brasileira no Mundial da modalidade em 2022, no Rio de Janeiro.
Agora, vão começar as disputas por equipes BC1/BC2 e pares BC3 e BC4 da competição. As partidas podem ser acompanhadas pelo canal da ANDE no Youtube.
Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da bocha.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
A atleta Andreza Vitória é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.
Time São Paulo
Os atletas Evelyn Oliveira e Maciel Santos são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 149 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)