O jogador de goalball Leomon Moreno, natural de Brasília, será o porta-bandeira do Brasil na Cerimônia de Abertura dos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, nesta sexta-feira, 23. A decisão foi anunciada na tarde desta quinta-feira, 22, durante a festa para hasteamento da flâmula nacional na Vila dos Atletas, na capital peruana. A celebração que marca o início da competição continental ocorrerá a partir das 21h (de Brasília), no Estádio Nacional do Peru. O Brasil será representado por 337 atletas em Lima. A delegação tem, ao todo, 513 pessoas.
Aos 26 anos, Leomon Moreno é considerado o melhor jogador de goalball do mundo. Faturou a medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015 e liderou a Seleção Brasileira ao bronze nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016 e à prata nos Jogos de Londres 2012. Somam-se ao seu currículo ainda dois títulos mundiais da modalidade: na Finlândia, em 2014, e na Suécia, em 2018.
"É uma responsabilidade muito grande, esta a de representar 337 atletas. Para a minha modalidade é muito importante e isso mostra que o goalball apenas cresce. É uma honra enorme ser porta-bandeira do meu país, que é o melhor do mundo", disse o atleta, que perdeu sua visão ainda bebê, por conta de uma retinose pigmentar.
"É uma alegria de ver um atleta como o Leomon ser homenageado desta maneira. Ele é o melhor do mundo em uma modalidade praticada por mais de cem países e que o Brasil já foi campeão mundial. Como destaque do nosso time, acho que não poderíamos estar melhor representado", disse Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.
A porta-bandeira dos últimos Jogos Parapan-Americanos, em Toronto, no Canadá, foi a multimedalhista paralímpica do atletismo Terezinha Guilhermina. Igualmente medalhado, o nadador Andre Brasil foi o escolhido nos Jogos de Guadalajara 2011, no México.
CONFIRA AQUI O GUIA COMPLETO COM O PERFIL DOS 337 ATLETAS BRASILEIROS EM LIMA
Onde acompanhar?
Os Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 terão transmissão dos canais SporTV. Por decisão do Comitê Organizador Local (LOC, na sigla em inglês) serão transmitidas ao vivo as cerimônias de abertura, de encerramento, além das competições de atletismo, natação, basquete e rúgbi em cadeira de rodas. O Parapan de Lima também poderá ser acompanhado pelas redes sociais do CPB: Facebook, Twitter e Instagram (@ocpboficial).
Todas as 17 modalidades terão representantes nacionais. O Brasil busca repetir o feito das três últimas edições dos Jogos continentais. Desde o Rio 2007, quando a competição passou a ser realizada na mesma sede dos Jogos Pan-Americanos (tal qual ocorre nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos), os atletas brasileiros não conhecem outro resultado que não seja o primeiro lugar no quadro geral de medalhas. Foi assim em 2007, em Guadalajara 2011 e em Toronto 2015. Neste último, foram obtidas 257 medalhas, das quais, 109 de ouro, 74 de prata e 74 de bronze.
Assessoria de Comunicaçaõ do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)