Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Leomon Moreno diz que Seleção Brasileira está focada para ‘defender o título’ do Campeonato das Américas de goalball

Leomon Moreno em treino da seleção de Goalball no CT Paralímpico Brasileiro | Foto: Ale Cabral/CPB.
Ala da Seleção Brasileira masculina de goalball, Leomon Moreno, 28, é um dos destaques do Campeonato das Américas da modalidade, que será disputado no CT Paralímpico, em São Paulo, entre os dias 18 e 22 de fevereiro. 

Antes da estreia contra a Colômbia na próxima sexta-feira, 18, às 8h30, o jogador afirmou que a Seleção está totalmente focada para “defender o título”, já que o Brasil é o atual campeão da competição. Em 2017, os brasileiros conquistaram pela primeira vez o campeonato. À ocasião, o torneio também foi realizado na capital paulista. 

Além disso, a Seleção também é a atual campeã paralímpica nos Jogos de Tóquio e bicampeã mundial da modalidade. Leomon participou de todas essas conquistas. 

“Não podemos pensar na segunda medalha de ouro paralímpica antes de disputar todos os campeonatos que temos até Paris 2024. É importante pensar em degrau por degrau. O próximo compromisso é Campeonato das Américas e estamos totalmente focados para a competição. Vamos fazer de tudo para sermos campeões. Esse é o objetivo do momento”, disse o jogador, que completou: “Neste ano, ainda temos o Mundial de goalball, na China, e queremos ser tricampeões mundiais também”. 

Como preparação para o Campeonato das Américas de goalball, as Seleções masculina e feminina passaram por duas fases de treinamentos no CT em 2022

Campeonato das Américas de goalball
A Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), responsável pelo goalball no país, divulgou a tabela do Campeonato das Américas, que reunirá 13 países no torneio masculino: Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Guatemala, México, Nicarágua, Peru, Porto Rico e Venezuela. Já no campeonato feminino, serão 12 seleções participantes – apenas Porto Rico não será representado entre as mulheres. 

Os jogos serão disputados em dois espaços simultaneamente, arena multiuso e a própria quadra da modalidade localizada no CT. As equipes jogarão entre si dentro dos grupos, tanto no masculino quanto no feminino. As oito melhores de cada categoria avançarão às quartas de final (veja mais abaixo). 

Vale ressaltar que a competição valerá vaga para o Mundial da modalidade, marcado para junho, na China. A Seleção masculina, campeã paralímpica em Tóquio, no ano passado, e atual bicampeã mundial, já está classificada.

O torneio, que seria originalmente realizado em 2021, chega à sua quarta edição, sendo a terceira sediada em São Paulo (2022, 2017 e 2005). Em 2013, ele foi jogado em Colorado Springs (EUA). A Seleção feminina do Brasil foi vice-campeã em todas as participações. Já os rapazes têm, além do título de 2017, o terceiro lugar em 2013 e a quarta colocação em 2005.

Patrocínio
O goalball brasileiro tem patrocínio das Loterias Caixa

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br). 

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery