Começa na próxima segunda-feira, 25, a segunda etapa da primeira edição do Camping Escolar Paralímpico. Trinta e quatro jovens atletas, que participaram da primeira fase em janeiro, permanecerão no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, até 4 de julho para mais dias de treinamentos.
O Camping Escolar Paralímpico é um projeto do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) lançado em 2018 que visa convidar atletas de 12 a 17 anos da natação e do atletismo que se destacaram nas Paralimpíadas Escolares de 2017 para um período de treinamento intensivo. A intenção é que os participantes façam uma imersão no esporte e vivam, neste período, a rotina de um atleta de alto rendimento.
“Alguns se desenvolveram muito desde janeiro, participaram do Circuito Loterias Caixa e melhoraram seus tempos, então o resultado é muito positivo. Nesta segunda fase, vamos avaliá-los mais de perto. A última etapa será as Paralimpíadas Escolares, em novembro, quando eles vão competir. Aí, poderemos comparar os resultados deles com os das Escolares de 2017, ou seja, vamos ver a evolução de um ano de trabalho”, explicou Fábio Souza, líder do projeto pela coordenação de desporto escolar do CPB.
Além dos 34 atletas – 19 da natação e 15 do atletismo – 13 professores convidados terão a experiência com a coordenação e os técnicos do CPB. Eles também terão vivência do alto rendimento, para que se desenvolvam e levem este conhecimento para seus locais de origem.
As Paralimpíadas Escolares 2018 serão de 20 a 23 de novembro, no CT Paralímpico, em São Paulo.
Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)