Uma das atletas mais jovens do Camping Escolar Paralímpico, Larissa Rodrigues, 13, tem um tratamento especial. Com má formação congênita nos quatros membros, veio a São Paulo acompanhada pela mãe adotiva – rotina diferente dos demais participantes do projeto, que são incentivados a acostumarem-se com a ausência dos familiares. O cuidado especial justifica-se por sua trajetória de vida.
Quando tinha três anos, Larissa foi adotada por um casal que já tinha dois filhos adultos no município de Ipê, no interior do Rio Grande do Sul. “Eu adotei a Larissa vendo que ela precisava ser ajudada, porque a família dela não tinha condições de colaborar com ela. Isso tocou meu coração”, contou Irene Lando.
“Eu vejo que a Larissa precisa muito de ajuda. Falei com a professora sobre a necessidade dela. Ela já foi deslocada de uma família e, ficando longe de mim, creio que ela não se desenvolveria como está se desenvolvendo hoje. Sei o quanto é importante eu estar do lado dela”, explicou Irene Lando, mãe na nadadora.
“A gente tem muito amor um pelo outro e se dá muito bem”, falou a menina sobre sua relação a família adotiva. Uma vez por mês, Irene leva a filha para visitar sua família biológica.
Larissa praticou xadrez e arremesso de peso antes de se encontrar nas piscinas. “Eu só brincava dentro d’água e agora eu treino forte”, contou a atleta, que treina a modalidade há apenas cinco meses.
Os jovens talentos que estão no CT Paralímpico, em São Paulo, para o Camping, foram selecionados pelo seu potencial expressado nas Paralimpíadas Escolares de 2017, da qual Larissa participou com só dois meses de pratica. Segundo Leonardo Tomasello, coordenador-técnico da modalidade, ela foi a menina que mais se destacou na sua classe, a S4.
“Eu vejo todo potencial na Larissa porque ela tem muita força de vontade, é focada e dedicada. Acho que isso é 70% de um atleta”, comentou Fernanda Michaelsen, treinadora da nadadora em Porto Alegre.
O Camping Escolar Paralímpico continua até dia 5 de fevereiro.
Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico (imp@cpb.org.br)