O gaúcho Jovane Guissone, campeão paralímpico em Londres-2012 e medalhista de prata nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, conquistou na madrugada deste domingo, 3, o bronze da espada masculino B na etapa da Coreia do Sul da Copa do Mundo de esgrima em cadeira de rodas, realizada em Busan.
Jovane iniciou sua participação na competição jogando no quadro de 16, beneficiado por ser o quarto colocado do ranking mundial. Teve vitórias importantes diante do norte-americano Josh Russell, por 15 a 7, e sobre o honconguês Sean Glass, pelo placar de 15 a 9.
A configuração da tabela o colocou diante do número 1 do ranking mundial da espada B, o inglês Dimitri Coutya na semifinal. Após cair para o adversário, por 15 a 5, o brasileiro encerrou sua trajetória na competição internacional.
Demais brasileiros
Na mesma prova, na espada B, Vanderson Chaves caiu na fase de poules (grupos), ficando em vigésimo lugar. Já na espada A, Lenilson de Oliveira avançou até o quadro de 16, terminando em 13° lugar, sendo o melhor atleta das Américas na disputa. O jovem Kevin Damasceno ficou na 33ª coloação.
No sabre feminino A, Rayssa Veras e Carminha Oliveira terminaram em 19° e 21° lugares, respectivamente. No sabre B, Mônica Santos ficou na 18ª posição.
A Copa do Mundo de esgrima em cadeira de rodas continua na madrugada desta segunda-feira, 4, com as provas de florete masculino A e B e as disputas femininas de espada A e B.
*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)