O gaúcho Jovane Guissone encerrou a etapa da Copa do Mundo de esgrima em cadeira de rodas realizada em Varsóvia, na Polônia, na nona colocação na prova de espada. O torneio aconteceu de quinta-feira, 6, a domingo, 9.
Jovane, que disputa pela classe B (atletas com menor mobilidade no tronco), foi derrotado na espada no quadro de 16 pelo chinês Daoliang Hu, por 15 toques contra 13. Na mesma prova, Vanderson Chaves foi até o quadro de 32. Jovane também chegou à mesma fase no florete, terminando a competição na 10ª colocação.
Outra participante brasileira e também gaúcha, Monica Santos chegou ao quadro de 8, equivalente às quartas de final, no florete da classe B. Foi derrotada pela japonesa Anri Sakurai, por 15 toques a 5, e ficou a uma vitória do pódio – todos os semifinalistas recebem medalhas, pois não há disputa pelo terceiro lugar.
O Brasil contou com sete esgrimistas na competição. O próximo compromisso da Seleção Brasileira de esgrima em cadeira de rodas será o Torneio Satélite, em São Paulo, a ser realizado em agosto.
*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br).