A Copa Brasil de paraesgrima, realizada na Faculdade de Educação Física da Unicamp, em Campinas, encerrou-se no último domingo, 10. Os gaúchos Jovane Guissone e Mônica Santos, bem como a piauiense Rayssa Veras subiram ao pódio em todas as disputas individuais possíveis em suas respectivas armas. Todos os medalhistas na competição estavam nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
Na espada B, Jovane Guissone conquistou o ouro ao bater Renato Santana na decisão do título, por 15 a 5. Já na final do sabre B, ele bateu Izaias Monteiro, por 15 a 12. Por fim, no florete B, o gaúcho venceu novamente Renato Santana, por 15 a 8.
Rayssa Veras derrotou Carminha Oliveira em duas armas. Na espada A, venceu a final por apenas um ponto: 15 a 14. No sabre A, o placar foi de 15 a 4. Por último, no florete A, sua oponente foi Fabiana Soares: vitória por 15 a 11.
A gaúcha Mônica Santos superou Rudineia Manica em todas as decisões. No sabre B, venceu por 15 a 4. Na espada B, por 15 a 10. No florete B, por 15 a 2.
Além deles, Kevin Damasceno foi ouro tanto no florete A quanto no sabre A. Já Lenílson de Oliveira foi campeão na espada A.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)