O esgrimista gaúcho Jovane Guissone, medalhista de prata nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e ouro em Londres 2012, conquistou sua segunda medalha de ouro na 1ª Copa Brasil de esgrima em cadeira de rodas nesta sexta-feira, 7, último dia da competição realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O atleta cadeirante devido a uma lesão na medula aos 22 anos faturou o primeiro lugar na espada masculino B.
A competição, que valeu preciosos pontos no ranking nacional da modalidade, consagrou ainda mais três campeões nesta sexta-feira, 7: Lenison de Oliveira (florete masculino A), Alex Sandro Souza (sabre masculino A) e Rayssa Veras (florete feminino A). Jovane Guissone foi o maior vencedor desta Copa Brasil, com dois títulos e três medalhas — venceu também pelo Florete masculino B e ficou com o bronze no Sabre B.
No jogo final, o esgrimista gaúcho derrotou seu companheiro de clube na ADFP-PR, Rodrigo Massarutt, por 15-5, mantendo sua hegemonia e uma invencibilidade de 14 anos nas pistas brasileiras.
“Tenho muitos anos de treinamento. Até treinando sou competitivo. Poder representar meu país, viajar, conhecer pessoas e lugares. Estou feliz por poder manter minha posição no ranking mundial. Fiz grandes amizades na esgrima, Sandro Colaço, Damasceno e todos os outros integrantes da nossa equipe”, disse Jovane, que dividiu a entrevista com Sandro Colaço, campeão da espada A na véspera. “É uma honra dividir um lugar na equipe com o Jovane. Além de um grande amigo, ele é um ídolo e um exemplo para todos nós”, afirmou Sandro.
A decisão do florete masculino A colocou frente a frente Lenilson de Oliveira, do Paulistano-SP, e Kevin Damasceno, do Grêmio Náutico União-RS. Em um jogo franco, com ambos buscando o ataque (Kevin recebeu dois cartões vermelhos), Lenilson abriu distância no placar e venceu por 15-6, garantindo o título.
“Batalhei bastante, meus combates foram muito acirrados, mas consegui minha primeira medalha de ouro nesta Copa Brasil. Jogar no exterior, onde estive recentemente, é muito importante, pois representa um enorme ganho de experiência”, disse Lenilson.
Já o título do sabre masculino A ficou com Alex Sandro Souza, atleta do Paulistano-SP. Na decisão, ele derrotou Sandro Colaço (que fora campeão com a espada A na véspera), da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná pelo placar de 15-3, num jogo em que largou bem e soube administrar sua vantagem.
“Senti alguma dor no braço, pois joguei espada no primeiro dia, uma arma pesada. O sabre é muito rápido. Cheguei agora de uma competição internacional, onde soltei meu jogo. O Sandro, meu adversário nesta final, também estava com uma lesão, por isso não conseguiu render tão bem. Mas eu estava bem preparado”, disse Alex Sandro após a decisão.
Feminino
Rayssa Veras, do Paulistano-SP, foi a campeã no florete feminino A. Para conquistar o ouro, ela superou na final Mônica Santos, do Grêmio Náutico União-RS (campeã da espada B no dia anterior) por 15-4.
“Estava cansada, pois fiquei doente esta semana. Mas fiz o que podia fazer e venci. Minha meta é ir a Paris, e acho que na espada isso é mais possível”, disse Rayssa, respondendo também se o fato de usar óculos fora das pistas a prejudica de alguma forma durante os jogos.
“Uso óculos, contudo nas pistas me valho muito da memória muscular. É condicionamento. Os movimentos são planejados, isso é fruto de treinamento de visualização”, explicou.
Confira todos os campeões da 1ª Copa Brasil de esgrima em cadeira de rodas:
Espada masculino A – Sandro Colaço (Assoc. DF do Paraná-PR)
Espada masculino B – Jovane Guissone (Assoc. DF do Paraná-PR)
Espada feminino A – Carminha Oliveira (Assoc. DF do Paraná-PR)
Espada feminino B – Mônica Santos (Grêmio Náutico União-RS)
Florete masculino A – Lenilson de Oliveira (Paulistano-SP)
Florete masculino B – Jovane Guissone (Assoc. DF do Paraná-PR)
Florete feminino A – Rayssa Veras (Paulistano-SP)
Sabre masculino A – Alex Sandro Souza (Paulistano-SP)
Sabre masculino B – Izaías Monteiro da Silva (Assoc. DF do Paraná-PR)
Sabre feminino A – Fabiana Soares (SC Magnolia-RJ)
*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
O atleta Jovane Guissone é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)