O Instituto Reabilitacional e Esportivo para Deficientes (IREFES) conquistou, nesta sexta-feira, 2, o título inédito da 18ª edição do Campeonato Brasileiro de rúgbi em cadeira de rodas. A equipe capixaba venceu o Santer Vikings (RJ) por 58 a 53, na decisão da Série Ouro, disputada no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo.
O maior pontuador do IREFES foi o paulista Gabriel Feitosa, com 37 tries. O francês Sébastien Verdin marcou 21 pontos e foi o segundo maior pontuador da equipe capixaba. A equipe terminou três dos quatro quartos à frente no placar e ficou atrás apenas no terceiro período, em uma partida marcada pelo equilíbrio entre os times.
“Foi um jogo equilibrado do começo ao fim. Fomos nos recompondo, apesar de termos iniciado atrás no placar. Foi decidido try a try e foi uma honra jogar contra a minha antiga equipe, além dos jogadores da Seleção que estão comigo no dia a dia. Foi uma final incrível, e eu agradeço muito aos meus companheiros do IREFES, que acreditaram no projeto. Estamos colhendo os frutos do que plantamos lá no passado. Essa vitória é para todos nós. Estou muito feliz”, afirmou Gabriel.
As duas equipes contaram com atletas estrangeiros e integrantes da Seleção Brasileira. Pelo IREFES, estiveram em quadra Sébastien Verdin e Gabriel Feitosa, enquanto o Santer teve o colombiano Charly Neme Motoya e o fluminense Júlio Braz.
Na disputa pelo terceiro lugar do Campeonato Brasileiro, o Minas Quad Rugby (MG) venceu os Ronins (SP), atuais campeões brasileiros, por 49 a 37 e ficou com a medalha de bronze.
Na Série Prata, o Movimento Superação de Bebedouro (MSB-SP) venceu o BSB Quad Rugby (DF) por 46 a 28 e garantiu o acesso à Série Ouro em 2027.
A Associação dos Esportes Adaptados de Campinas (ADEACAMP-SP) terminou na última colocação da Série Ouro e foi rebaixada para a segunda divisão na próxima temporada, após perder para o Drakkar (SP) por 53 a 36.
A decisão também contou com a participação presencial do personagem Geeky, da série de animação Paramigos Imparáveis.
Campeonato Brasileiro
O crescimento da competição também foi marcado pela presença de atletas estrangeiros. Ao todo, sete jogadores de outros países participam do Campeonato Brasileiro, representando quatro nações: Colômbia, Argentina, Canadá e França. Esta é a primeira vez que atletas canadenses e franceses estão presentes na disputa.
O Campeonato Brasileiro de rúgbi em cadeira de rodas foi realizado pela primeira vez em 2008 e é disputado anualmente desde então, com exceção de 2020, quando o torneio não foi realizado em razão da pandemia de Covid-19. A competição é a mais antiga da modalidade no país.
A primeira edição aconteceu em Niterói (RJ) e contou com três equipes: ADEACAMP, Guerreiros da Inclusão e Rio Quad Rugby, que conquistou o título e se tornou a primeira campeã brasileira.
O Minas Quad Rugby é o maior vencedor da competição, com cinco títulos, conquistados em 2016, 2017, 2018, 2019 e 2022. Na sequência aparece a ADEACAMP, com quatro troféus, em 2009, 2010, 2011 e 2012.
Os Ronins eram os atuais campeões e conquistaram o primeiro título nacional em 2025.
A segunda divisão do Campeonato Brasileiro teve sua primeira edição em 2011, com o Santer Vikings como campeão. BSB Quad Rugby e IREFES/SESPORT (ES) são os maiores vencedores da competição, com quatro títulos cada.
O BSB Quad Rugby foi campeão em 2012, 2018, 2021 e 2023. Já o IREFES/SESPORT conquistou os títulos de 2014, 2016, 2019 e 2025.
*Com informações da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC)
Patrocínio
A CAIXA e as Loterias CAIXA são as patrocinadoras oficiais do rúgbi em cadeira de rodas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)












