Começa nesta segunda-feira, 20, a primeira fase de treinamento das equipes brasileiras de vôlei sentado na temporada 2020. Foram convocados 15 jogadores para a Seleção masculina e 13 para a feminina. Os dois times realizarão intercâmbios com seleções internacionais na preparação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio. As equipes treinarão no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, até este sábado, 25.
As Seleções Brasileiras já possuem vaga nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. O time masculino se classificou para o principal evento do ciclo ao ser campeão nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019. Na mesma ocasião, a equipe feminina também assegurou sua participação no Japão ao conquistar a prata.
O calendário de preparação de ambas as equipes será intenso. Já em fevereiro, a Seleção masculina receberá no CT Paralímpico a Ucrânia para um intercâmbio, no qual as Seleções se enfrentarão na sexta-feira, 14.
“Os atletas estavam em um período de férias, então nesta primeira fase de treinamento o nosso trabalho não pode exigir demais dos jogadores, mas será para eles se conscientizarem porque, em menos de um mês, nós já teremos um jogo contra a Ucrânia. Vamos fazer musculação, avaliações e eles também terão palestras de nutrição”, comentou Célio César Mediato, técnico da Seleção Brasileira masculina de vôlei sentado.
LEIA MAIS
Estrangeiros reforçam time do Corinthians no Campeonato Brasileiro de Vôlei Sentado
CPB divulga planejamento estratégico e assina termo de parceria com Hamamatsu
A equipe feminina também fará intercâmbio. Em março, elas irão aos Estados Unidos, onde treinarão com a seleção anfitriã e a russa. Já no mês seguinte, ocorrerá uma Copa do Mundo na China, da qual participarão as Seleções classificadas para Tóquio e o Brasil estará com seus dois times.
“O objetivo principal da fase de treinamento é começar a lapidar e finalizar as organizações táticas da equipe e observar as atletas que estão disputando vaga na Seleção que irá a Tóquio. A gente quer absorver o que cada atleta tem de melhor para que as qualidades dela sejam otimizadas dentro de um grupo para que tenhamos uma Seleção muito forte no Japão”, disse José Antônio Guedes, técnico da Seleção feminina de vôlei sentado.
A última etapa de treinamento do Brasil antes dos Jogos Paralímpicos de 2020 será a aclimatação na cidade japonesa de Hamamatsu. As equipes feminina e masculina de vôlei sentado participarão desta fase de preparação.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)