A Seleção Brasileira paralímpica de natação teve um dia diferente nesta sexta-feira, 29. A equipe teve a companhia da sua versão olímpica da modalidade, em prática realizada no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Os dois grupos estão em fase final de preparação para a Rio 2016.
A equipe comandada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) está treinando no CT desde a última segunda-feira, após parceria fechada com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A fase serve como aclimatação do grupo para os Jogos Olímpicos, cuja Cerimônia de Abertura ocorrerá no dia 5 de agosto. Já o time paralímpico se prepara diariamente no local, recém-inagurado, com foco na Paralimpíada, que terá início em 7 de setembro.
“Esta é uma iniciativa muito boa, pois temos a chance de ter contato com os profissionais da CBDA. Esta integração nos faz ter a chance de adquirir ainda mais conhecimento. Em pouco tempo acontecerá a nossa aclimatação, e ter os melhores nadadores do olímpico com os melhores do paralímpico é uma oportunidade ótima”, disse Leonardo Tomasello, técnico-chefe da natação paralímpica brasileira.
O grupo dos nadadores olímpicos permanece em São Paulo até terça-feira, 2, quando partem para o Rio de Janeiro e darão entrada na Vila dos Atletas. Uma das principais referências da equipe, Joanna Maranhão elogiou a estrutura do CT Paralímpico e as condições que encontraram na capital paulista para os últimos preparativos.
“Achei esta estrutura sensacional. Agradeço ao Comitê Paralímpico Brasileiro por ter cedido este espaço para nós. O desporto paralímpico brasileiro é referência no mundo todo. Somos campeões e estamos no topo há muito tempo no esporte adaptado e devíamos um CT como este aos seus atletas”, disse a nadadora.
O elenco brasileiro da natação para os Jogos Paralímpicos contará com 32 atletas (19 homens e 13 mulheres). Já em sua versão olímpica, o time verde e amarelo contará com 33 nomes. Em ambos os casos, as delegações contam com medalhistas em Jogos e em Mundiais.
Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro no evento
Ivo Felipe (ivo.felipe@cpb.org.br)