Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Integrante do Programa Militar, cearense conquista dois ouros no encerramento do Conexão Paralímpica

A tenente Paula Lima na etapa paraibana do Conexão Paralímpica | Foto: Josemar Gonçalves/CPB

A tenente do Exército Brasileiro, Paula Lima, confirmou a sua aptidão para o tiro esportivo ao faturar duas medalhas de ouro na etapa do Conexão Paralímpico de João Pessoa. Ela foi uma das 274 atletas de 18 estados (AC, AL, AP, BA, CE, GO, MA, MG, MS, PA, RJ, PB, PE, PI, RJ, RN, SE e SP) que se inscreveram para as disputas na capital paraibana. Eles se distribuíram em cinco modalidades: atletismo, natação, bocha, tiro com arco e tiro esportivo.

As disputas do Conexão Paralímpica foram realizadas nos dias 20 e 21 de julho e válidas por três competições: as Paralimpíadas Universitárias; o Intercentros, entre alunos dos Centros de Referência do CPB; e as Paralimpíadas Militares.

Essa foi a segunda competição da cearense Paula Lima no tiro esportivo desde que tornou-se cadeirante. Há uma semana, ela participou da Copa Brasil da modalidade, no Rio de Janeiro. Afastada desde 2009 do Exército, quando sofreu um acidente durante um treinamento militar, que tirou-lhe o movimento das pernas, Paula Lima descobriu no esporte uma maneira de superar os desafios de se locomover com a necessidade de cadeira de rodas motorizada.

Há pouco mais de um ano, durante uma consulta médica de rotina, o médico comentou sobre o Programa Militar Paralímpico do CPB, cujo objetivo é apresentar aos militares com deficiência o esporte como uma ferramenta de aprimoramento da qualidade de vida, visando a detecção de novos talentos esportivos.

No estande de tiro em João Pessoa, Paula Lima ficou em primeiro lugar nas provas de carabina de ar sentado e carabina de ar em pé. “Eu me encontrei no tiro esportivo e os resultados foram ótimos para quem está há menos de um ano nesse esporte. Saio de João Pessoa muito empolgada com o objetivo de treinar cada vez mais e já sonho entrar na seleção principal”, afirmou.

O responsável do Programa Paralímpico Brasileiro, Luis Fernando Cavalli, ressalta que o programa crescerá cada vez mais e tem a expectativa que ele ajude o Brasil nos próximos ciclos paralímpicos.

“O resultado da Paula foi uma grata surpresa e tenho certeza que vamos crescer. Somos novos e este projeto coloca pessoas que tiveram em sua vida a prática de esporte novamente no alto rendimento”, completou.

Já na piscina do Centro Olímpico, um atleta de 14 anos chamou a atenção ao faturar cinco medalhas de ouro (100m peito e costas, 200m medley e nos 50m livre e borboleta). O paraibano Guilherme Soares dos Santos que treina há sete anos e integra o Centro de Referência do CPB de João Pessoa desde o ano passado, pretende alcançar a seleção de jovens do CPB.

“A minha evolução está sendo constante. Nas minhas primeiras competições eu sentia um certo nervosismo, mas com o tempo, consegui mais experiência e aprendendo cada vez mais. Ainda tenho dois anos para disputar no escolar e sonho em conseguir medalhas para com a seleção brasileira trazer para o nosso país”, afirmou o atleta que da classe S7, má formação congênita nos dois braços. 

Esta foi a terceira fase regional do Conexão Paralímpica. Antes de João Pessoa, em maio, o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, foi sede da primeira etapa, com 300 participantes. Goiânia recebeu o evento em junho, com 165 participantes. Em outubro, será realizada a etapa nacional, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, com a presença de competidores das três fases anteriores.

Patrocínios
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e Braskem.
A bocha é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
A natação é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
O tiro esportivo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
 

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery