Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Conexão Paralímpica começa nesta quarta-feira, 19, com cerimônia de abertura em João Pessoa

Diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB, Ramon Pereira discursa durante cerimônia de abertura | Foto: Josemar Gonçalves/CPB
Matéria atualizada às 20h13*

O Conexão Paralímpica, evento realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), começou nesta quarta-feira, 19, em João Pessoa, com a cerimônia de abertura, que aconteceu na Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (FUNAD).

Ao todo, 274 atletas de 18 estados (AC, AL, AP, BA, CE, GO, MA, MG, MS, PA, RJ, PB, PE, PI, RJ, RN, SE e SP) se inscreveram para as disputas na capital paraibana, cidade que sediou a estreia do evento em outubro de 2022. Neste ano, serão cinco modalidades: atletismo, natação, bocha, tiro com arco e tiro esportivo.

As provas e partidas do Conexão Paralímpica serão disputadas nos dias 20 e 21 de julho e válidas por três competições: as Paralimpíadas Universitárias, torneio com estudantes universitários; o Intercentros, disputas entre alunos dos Centros de Referência do CPB; e as Paralimpíadas Militares, que têm o objetivo de estimular a prática esportiva entre militares e agentes de segurança com deficiência, a fim de identificar e desenvolver talentos. 

Representante do CPB na cerimônia de abertura, o diretor de Desenvolvimento Esportivo, Ramon Pereira, enfatizou os Centros de Referência, projeto que aproveita espaços esportivos em todos os estados do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.

“Acabamos de fazer um feito inédito no Mundial de atletismo, em Paris, ficando à frente da China no quadro de medalhas [pelo total de pódios] e os nossos meninos que hoje estão nos Centros farão a diferença no futuro. Acreditamos que a prática esportiva é uma ferramenta de inclusão social e isso é uma grande medalha para o CPB. Atendemos, hoje, mais de 5.300 crianças em todo o Brasil”, afirmou.

O Secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer da Paraíba, Lindolfo Pires, ressaltou que é uma grande satisfação receber o Conexão Paralímpica em João Pessoa. Para ele, por meio do esporte, está sendo feita uma grande inclusão social. O secretário ainda disse esperar que o estado seja exemplo para outras unidades federativas, incentivando cada vez mais o paradesporto.

“Hoje, a Paraíba colhe frutos com a fabricação de grandes campeões, como a nossa Laissa Guerreira, da bocha [campeã parapan-americana e mundial], e o nosso velocista Petrúcio [Ferreira, tricampeão mundial e bicampeão paralímpico nos 100 da classe T47]”, completou.

A presidente da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (FUNAD), Simone Jordão, também participou da solenidade. “O esporte dá um significado diferente ao incentivo do Movimento Paralímpico, pelo qual estamos desenvolvendo grandes potenciais nas pessoas”, concluiu.

Em João Pessoa, as Paralimpíadas Universitárias vão reunir 132 atletas; o Intercentros terão 102 competidores; e as Paralimpíadas Militares receberão 40 participantes. As disputas acontecerão simultaneamente em três locais. A Vila Olímpica Parahyba receberá o atletismo, a natação e o tiro com arco; o Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha sediará as partidas de bocha; enquanto o tiro esportivo será disputado na Federação Paraibana de Tiro Esportivo.

Entre os inscritos para as disputas na capital paraibana estão os jogadores de bocha Jéssika da Silva, do Rio Grande do Norte, e Ricardo Campos, do Acre. Ambos foram medalhistas de bronze nos pares mistos BC3 (atletas que contam com auxílio de instrumentos e calheiros) no Parapan de Jovens, disputado em Bogotá, Colômbia, no último mês de junho. 

“O Conexão Paralímpica é uma ótima forma de ganhar experiência em quadra, além da oportunidade de representar meu estado e minha universidade que me apoiam tanto”, disse Jéssika, que acabara de concluir o terceiro semestre de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

“É mais um sonho realizado. Cada competição é mais uma aprendizagem para ele, como atleta e pessoa. Para nós, é um orgulho e um prazer muito grande fazer parte do Conexão Paralímpica”, completou Clodoaldo Campos, pai e calheiro de Ricardo. 

Em 2023, pela primeira vez, o Conexão Paralímpica passou a contar com três fases regionais, além da nacional. A primeira regional, realizada em maio, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, contou com a participação de 301 atletas de 11 estados e do DF. A segunda aconteceu em Goiânia, em junho, e teve a participação de 65 atletas de sete estados e do DF. Em outubro, ocorrerá a etapa nacional, novamente no CT Paralímpico, na capital paulista. A primeira edição do Conexão Paralímpica, em outubro de 2022, teve apenas uma fase nacional, em João Pessoa, e reuniu 510 participantes.

Serviço
Conexão Paralímpica – Fase regional João Pessoa

Disputas de atletismo, natação e tiro com arco
Dias e horários: quinta-feira, 20, e sexta-feira, 21 – a partir das 8h
Local: Vila Olímpica Parahyba
Endereço: R. Desportista Aurélio Rocha, S/N – Estados, João Pessoa – PB, 58033-455

Disputas de bocha
Dias e horários: quinta-feira, 20, e sexta-feira, 21 – a partir das 8h
Local: Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha
Endereço: Av. Santa Catarina, 396 – Estados, João Pessoa – PB, 58030-070

Disputas de tiro esportivo
Dias e horários: quinta-feira, 20, e sexta-feira, 21 – a partir das 8h
Local: Federação Paraibana de Tiro Esportivo.
Endereço: Rod. PB – 004, – Vizinho ao 7º Batalhão PM Eng, R. Engenho Santo Amaro, PB, 58300-000

Patrocínios
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e Braskem.
A bocha é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
A natação é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
O tiro esportivo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery