Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Halterofilistas do Brasil conquistam nove medalhas em primeiro dia de Seletiva para Parapan de Santiago

João Maria França vibra com levantamento no CT Paralímpico | Foto: Marcello Zambrana / CPB

Nota atualizada em 04/08/2023, às 11h07

A Seleção Brasileira de halterofilismo conquistou nove pódios nesta quinta-feira, 3, primeiro dia de disputas da Seletiva para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, que acontecem em Santiago no Chile, em novembro. Foram duas medalhas de ouro, seis de prata e uma de bronze. O torneio qualificatório, assim como o Parapan, também acontece na capital chilena até esta sexta-feira, 4.

O potiguar João Maria França conseguiu a primeira medalha de ouro do país no dia ao levantar 160kg e ficar em primeiro lugar na categoria até 55kg. O segundo ouro foi conquistado pelo Brasil pela mineira Ângela Teixeira, na categoria até 73kg, nas disputas da noite. Ela venceu a prova ao suportar 103kg. Ficou à frente da também mineira Laira da Silva, medalha de prata com 100kg.

Na categoria até 49kg, o Brasil conseguiu uma medalha de prata com o manauara Lucas Galvão (143kg). Eduardo Dantas, também de Manaus, ficou na quarta colocação. Houve pódio duplo para o Brasil na categoria até 61kg. A paraense Naira Célia Gomes ficou com a prata ao erguer 97kg, enquanto a gaúcha Ana Paula Gonçalves suportou 95kg e ficou com o bronze.

No final da tarde, a paraibana Maria Luzineide de Oliveira ficou com a prata na categoria até 50kg, após erguer o peso de 87kg. Durante as provas da noite, foram ainda mais duas pratas. A mineira Cristiane Reis suportou 92kg e ficou com a medalha na categoria até 55kg. Já seu conterrâneo André paz levantou 177kg ficou com o segundo lugar na categoria até 88kg.

A obtenção de medalhas na Seletiva não garante convocação imediata para a competição continental. Segundo os Critérios de Entrada para os Jogos Parapan-Americanos definidos pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para a modalidade, serão chamados 20 atletas, de acordo com a posição deles no ranking próprio de acesso à competição.

Em primeiro lugar, serão chamados todos os primeiros colocados do ranking. Em seguida, os segundos colocados, e assim, sucessivamente, até serem preenchidas todas as vagas. Há limite de até dois atletas por categoria. O período para conseguir uma vaga pelo ranking se encerra no próximo sábado, 5.

O Brasil conta com 18 halterofilistas na Seletiva, entre aqueles que ainda não possuem marcas internacionais ou buscam melhora de posição no ranking. Os primeiros e segundos colocados de suas categorias não foram inscritos no torneio classificatório.

Patrocínio
O halterofilismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery