Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Golfe, slackline e xadrez: Festival Paralímpico Loterias Caixa terá variedade de modalidades no sábado, 7

Crianças participam da 1ª edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2024 no CT Paralímpico, em São Paulo | Foto: Ale Cabral / CPB.

A segunda edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2024, evento que será realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em 119 locais das 27 unidades federativas do Brasil, vai oferecer novamente uma gama diversa de modalidades paralímpicas neste sábado, 7, aos participantes de todo o território nacional. Na primeira edição, realizado no último dia 21 de setembro, o evento contou com uma quebra de recorde de público. Foram 25.661 inscritos que participaram simultaneamente em 120 núcleos espalhados pelo país. Até então, o maior número de inscritos era de 21.376, no ano passado.

O evento proporciona a crianças com e sem deficiência (até 20%) a vivência em modalidades paralímpicas, de maneira recreativa e lúdica, bem como difunde o Movimento Paralímpico por todo o território nacional. Podem participar crianças e jovens, de 7 a 17 anos, sendo que cada núcleo receberá até 20% de inscritos sem deficiências.

Até a manhã desta quinta-feira, 5, pouco mais de 12 mil crianças já estavam inscritas no evento. Cada núcleo do Festival vai apresentar ao menos três modalidades no dia do evento. No Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, por exemplo, as crianças irão experimentar a prática do futebol cegos, bocha e tiro com arco e são aguardados mais de 800 participantes no dia do evento.

“O projeto Festival tem como objetivo provocar a o aluno com deficiência a prática esportiva. Fazer com que ele procure uma Associação ou clube para fazer essa modalidade que ele se interessar. Isso é muito importante, pois associamos essa demanda aos nossos Centros de Referência espalhados por todo o país. Então, vamos dar essa oportunidade a essas crianças o prazer de ter uma manhã de lazer inclusiva e muito lúdica”, afirmou Ramon Pereira, diretor de Desenvolvimento Esportivo, referindo-se ao projeto do CPB que aproveita espaços esportivos para a prática de modalidades paralímpicas, desde a base até o alto rendimento.

Já o núcleo de Governador Valadares (MG), em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Campus GV, vai oferecer a demonstração da modalidade slackline ( esporte de equilíbrio que utiliza uma fita de nylon esticada entre dois pontos fixos). A prática vai ser direcionada aos participantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), mas que vai estar disponível para os demais interessados no dia.

Além dessa experiência, o local vai ofertar as modalidades de bocha, basquete em cadeira de rodas e vôlei sentado. “Em nossa cidade é muito comum os esportes de aventura. No ano passado, oferecemos o skate. A ideia é, a cada ano, proporcionar uma experiência em um novo esporte, além dos convencionais que são comumente ofertados”, explicou Anselmo Oliveira, coordenador do núcleo de Governador Valadares do CPB.

No núcleo de Curitiba (PR), o golfe 7 vai ser adaptado para crianças com deficiência intelectual, TEA, e com deficiência física. A modalidade, criada em 205, é jogada por tacadas em sete buracos, e tem como objetivo melhorar a qualidade motora e cognitiva dos participantes.

Em Cuiabá (MT), o Festival Paralímpico contará com a prática de dominó e xadrez para os participantes do evento. Ambas modalidades poderão ser praticadas por crianças com deficiência visual. Além delas, serão apresentados o ciclismo, judô e tiro com arco na capital mato-grosensse.

O Festival Paralímpico Loterias Caixa foi realizado pela primeira vez em 2018. À ocasião, foram 48 locais com a participação de mais de 7 mil crianças. Em 2019, o evento teve 70 sedes e recebeu mais de 10 mil inscritos. No ano seguinte, a ação foi cancelada devido à pandemia de Covid-19 e retornou em 2021, com 8 mil participantes em 70 núcleos.

Em 2023, o Festival Paralímpico também contou com duas edições (em maio e setembro) reunindo 21 mil crianças e jovens em cada uma delas, somando um total de 42 mil inscrições acumuladas.

Paralelamente ao Festival Paralímpico, o CPB vai realizar de sexta-feira, 6, a domingo, 8, quatro edições simultâneas do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa com 1.197 atletas em ação. O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, sediará os Campeonatos Brasileiros de atletismo, halterofilismo e natação. Já o Centro Militar de Tiro Esportivo, no Rio de Janeiro, receberá as disputas de tiro esportivo.

Estas serão as últimas competições promovidas pelo CPB em 2024. Ainda neste ano, o Comitê apresentará o Prêmio Paralímpicos, no qual destaca os principais nomes do paradesporto em 2024. O evento acontecerá no dia 12 de dezembro, no Tokyo Marine Hall, em São Paulo.

Imprensa
O profissional de imprensa interessado na cobertura do Festival Paralímpico Loterias Caixa necessita enviar um e-mail para imp@cpb.org.br, com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo para qual realizará o trabalho, e cidade em que será feita a cobertura.

Serviço

Festival Paralímpico Loterias Caixa em São Paulo

Data: 7 de dezembro (sábado)

Horário: das 9h às 12h

Público: crianças e adolescentes de 7 a 20 anos, com deficiência física, visual ou intelectual e sem deficiência

Local: Centro de Treinamento Paralímpico

Endereço: Rodovia dos Imigrantes km 11,5, Vila Guarani – São Paulo/SP – CEP 04.329-000 

Como chegar: Linha municipal 605A Centro de Treinamento Paralímpico/São Paulo Expo; saída a partir da estação Jabaquara – Comitê Paralímpico Brasileiro do Metrô

Contato: festival.paralimpico@cpb.org.br

Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Festival Paralímpico. 

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery