Trinta e dois atletas participam da I Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas, em Goiânia, a partir desta sexta, 13, até domingo, 15. A competição, que será realizada no Centro de Excelência (Av. Oeste, 56-250 – St. Aeroporto), é a primeira no calendário nacional na temporada 2018. Treze atletas na competição são do Rio Grande do Sul. O estado é considerado um celeiro para a modalidade.
“O Rio Grande do Sul foi pioneiro na prática da esgrima em cadeira de rodas no Brasil. A capital, Porto Alegre, e Curitiba, no Paraná, são as duas cidades com maior número de praticantes”,comenta Ivan Schwantes, técnico da Seleção Brasileira de esgrima em CR.
Quatro esgrimistas chegam à disputa já com participações internacionais neste ano na bagagem: Alex Sandro de Souza, Lenilson Oliveira, Moacir Ribeiro e Jovane Guissone, que participaram das etapas de Copa do Mundo de Eger, na Hungria, em fevereiro, e em Pisa, na Itália, em março. Jovane desembarca na capital de Goiás com quatro bronzes conquistados, na espada e no florete B.
“Aqui no Brasil, a gente espera ver uma evolução da performance de cada atleta, pegar ritmo de jogo. Isso reflete lá fora, como na etapa de Montreal, no fim do mês”, explicou Schwantes.
Guissone, que defende o clube paranaense ADFP, engrossa ainda o número de gaúchos na Copa Brasil.
No mesmo dia em que os esgrimistas se encontram pela primeira vez, o halterofilismo prepara as barras para a sua competição, que tem caráter nacional. Serão 111 participantes de 12 estados que se enfrentarão no SESI – Clube Ferreira Pacheco, onde ocorrerão também as competições de natação. O atletismo aconte no Centro de Excelência
Endereço: Av. João Leite, 915 – Santa Genoveva Goiânia – GO
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a etapa regional Centro-Leste do Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação e a I Copa Brasil de esgrima em cadeira de rodas não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigir-se à sala de imprensa da arena para identificação.
O Circuito
O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2018, as disputas das fases nacionais foram separadas por modalidade – haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.
Patrocínios
O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.
A esgrima, o halterofilismo e a natação tem patrocínio das Loterias Caixa.
Serviço
Data: 13, 14 e 15 de abril
Cidade: Goiânia (GO)
Atletismo e Esgrima: Centro de Excelência do Esporte
Endereço: Av. Oeste, 56-250 – St Aeroporto – Goiânia – GO
Natação e halterofilismo: SESI – Clube Ferreira Pacheco
Endereço: Av. João Leite, 915 – Santa Genoveva Goiânia – GO
Programação*
Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação – Etapa Regional Centro-Leste
Sexta-feira (13/4) – 9h30 às 12h30h e 15h30 às 19h (somente halterofilismo)
Sábado (14/4) – 8h às 12h e 14h às 18h
Domingo (15/4) – 8h às 12h
I Copa Brasil de Esgrima em cadeira de rodas
Sexta-feira (13/4) – 9h às 12h30 e 13h30 às 18h
Sábado (14/4) – 9h às 12h30 e 13h30 às 18h
Domingo (15/4) – 8h às 12h