Campeão na prova dos 200m da classe T64 (para amputados nos membros inferiores com prótese) no Mundial de Kobe 2024, o gaúcho Wallison Fortes será um dos 335 competidores em provas de atletismo, natação e bocha do Meeting Paralímpico de Porto Alegre, que será realizado neste sábado, 5. No mesmo dia, acontece a etapa de Rio Branco, no Acre.
O evento é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É realizado desde 2021. Entre abril e agosto deste ano, serão realizadas etapas do Meeting Paralímpico em todos os estados e no Distrito Federal. Em todas as localidades, as disputas vão valer para três competições organizados pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo do CPB: as Seletivas Estaduais das Paralimpíadas Escolares e das Paralimpíadas Universitárias e os Intercentros (disputa entre alunos dos Centros de Referência do CPB, com idade de 7 a 10 anos).
Em Porto Alegre, serão 258 atletas em provas de atletismo, 64 de natação, e 13 na bocha. As disputas ocorrerão na Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa), no Grêmio Náutico União (GNU) e no Parque Municipal Arariboia, respectivamente. Haverá provas para atletas de alto rendimento e Seletivas Estaduais das Paralimpíadas Escolares e das Paralimpíadas Universitárias.
“Primeira competição do ano. Para mim, sempre é bom correr aqui. Não participo de uma prova aqui no Rio Grande do Sul desde 2022 por uma série de motivos, tinha outros compromissos. Então, tenho grandes expectativas para esta competição”, afirmou Wallison, que competirá as provas dos 100m e 200m na capital gaúcha.
Após o título mundial no ano passado, o velocista, que foi submetido à amputação da perna direita abaixo do joelho devido a um acidente de moto em 2017, precisou se recuperar da tragédia das enchentes que aconteceram em todo o Estado em 2024. A sua cidade natal, Eldorado do Sul, foi um dos locais mais atingidos na época. Wallison ainda participou dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 quando foi quarto colocado nos 200m.
“Competir no meu Estado também é uma forma de mostrar meu trabalho às pessoas do Rio Grande do Sul que não têm oportunidade de ver a gente competindo tantas vezes. Espero que eu consiga ter um bom desempenho”, completou.
O evento na capital gaúcha contará ainda com a presença ilustre do ex-atleta gaúcho André Garcia, velocista paralímpico que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de 2004 em Atenas na prova dos 200 metros da classe T13 (deficiência visual). Ele ainda foi medalhista de prata nos 100m em Atenas 2004, e nos 100m e 200m em Sydney 2000.
No ano passado, o Meeting Paralímpico percorreu mais de 38 mil quilômetros pelo país, com a participação de 3.148 atletas nas disputas de alto rendimento e outros 3.267 nas competições escolares, universitárias, militares e dos Intercentros.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Meeting Paralímpico de Porto Alegre podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF e o veículo pelo qual irão cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.
Serviço
Meeting Paralímpico de Porto Alegre
Data: 5 de abril, a partir das 8h
Atletismo
Local: Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa)
Endereço: Rua Barão de Cotegipe, 415
Natação
Local: Grêmio Náutico União (GNU)
Endereço: av. Quintino Bocaiúva, 500
Bocha
Local: Parque Municipal Arariboia
Endereço: Rua Saicã, 6
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)