Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Ex-líbero de vôlei reencontra o esporte nos Jogos Paralímpicos Universitários após doença

Oito meses após seu auge no vôlei convencional, Danyel Conceição viveu um dia de recomeço no esporte na última etapa dos Jogos Paralímpicos Universitários, neste sábado, 10, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. O fim da competição foi marcado pelo desempenho destacado dele no salto em distância T44. Retorno “apadrinhado” por uma das principais atletas do país. 
 
Em abril passado, o então líbero Danyel foi finalista da Superliga Masculina de Vôlei com o Vôlei Brasil Kirin. Acometido por uma esclerose múltipla, no entanto, foi forçado a abandonar a carreira. Convencido por Verônica Hipólito, passou por classificação funcional e competiu na primeira edição dos Jogos Universitários. 
 
“Foi uma experiência nova. Há um mês eu soube da realização dos Jogos, pela Verônica Hipólito, e vim com a cara e a coragem. Achei que o meu desempenho, por estar sem treinamento, foi razoável. Há muito a treinar ainda. Mas a estrutura é boa e, com o apoio do CPB, a chance de se desenvolver é muito grande”, disse o atleta de 22 anos.  
 
A esclerose múltipla fez com que ele perdesse parte dos movimentos da perna esquerda. Nada que o impedisse de vencer o salto em distância da sua classe com a marca de 4,79m. Na premiação, recebeu a medalha de ouro das mãos justamente de quem o apresentou para o Movimento Paralímpico. 
 
“Já havia ouvido a história do Daniel, pois ele jogava vôlei com o meu namorado. Soube que ele havia parado e, outro dia, o encontrei no shopping e ele me explicou o que havia acontecido. Como atleta, senti um pouco e vi que ele era muito competitivo e esforçado. Ele correu muito atrás para estar aqui”, disse Verônica Hipólito. 
 
Os Jogos Paralímpicos Universitários contaram com atletas a partir de 17 anos, desde que matriculados em uma instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e com deficiência física, intelectual ou visual. Ao todo, estavam inscritos na competição 154 atletas de 17 estados mais o Distrito Federal. Foram 107 homens e 47 mulheres em disputas de cinco modalidades: atletismo, bocha, judô, natação e tênis de mesa. 

Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery