Nesta terça-feira, 4, tem início a etapa de Abuja da Copa do Mundo de Halterofilismo, na Nigéria. A competição será o primeiro desafio da temporada para os atletas que seguem em busca da classificação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.
Oito halterofilistas foram convocados para o evento que se estende até o sábado, 8: Ailton Souza (até 80kg), Bruno Carra (até 54kg), Evanio Rodrigues (até 88kg), João Maria Júnior (até 49kg), Lara Lima (até 41kg), Mariana D’Andrea (até 73kg), Mateus de Assis (até 107kg) e Tayana Medeiros (até 86kg).
"Nosso planejamento é que três atletas, Ailton, Mateus e João Maria, que não estão na zona de classificação (oito primeiros) no Ranking para Tóquio, alcancem essa posição. O restante dos atletas, que já estão na zona de classificação, devem ficar entre os cinco primeiros" comenta Valdecir Lopes da Silva, técnico da Seleção.
Em Londres 2012 e Rio 2016, o número máximo de atletas classificados para Jogos Paralímpicos foram dois. Para Tóquio 2020, o objetivo é classificar entre cinco e oito atletas. O período classificatório para os Jogos Paralímpicos de Tóquio se encerra em abril, na Copa do Mundo em Dubai.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)