O esquiador rondoniense Cristian Ribera conquistou sua segunda medalha de ouro na etapa da Copa do Mundo de esqui cross-country disputada em Steinkjer, na Noruega, neste sábado, 1°.
A segunda vitória de Cristian em dois dias de disputa veio na prova do sprint, com 2min08s83. A prata ficou com o ucraniano Aleksyk Oleksandr (2min16s67), e o bronze com o cazaque Khamitov Yerbol (2min16s79).
Em sua estreia na competição, Cristian já havia conquistado o ouro na prova dos 10km. A última participação do atleta nesta etapa será no domingo, 2, na prova de 5km.
Os dois ouros conquistados até aqui colocam o brasileiro na disputa do Prêmio Globo de Cristal (campeão geral do circuito).
O rondoniense iniciou a disputa na Noruega no dia 28 de fevereiro, no mesmo mês em que conquistou dois bronzes, nas provas de 10km e 20km, no Mundial da modalidade em Toblach, na Itália.
O atleta nasceu com artrogripose – doença congênita das articulações das extremidades. Ele também compete no atletismo, nas provas de velocidade para a classe T54 (cadeirantes). Nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, conquistou medalhas de prata nos 100m, 400m e 1500m e de bronze nos 800m.
Time São Paulo
O atleta Cristian Ribera é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo,.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)