O rondoniense Cristian Ribera estreou com uma medalha de ouro na prova dos 10km da etapa da Copa do Mundo de esqui cross-country disputada em Steinkjer, na Noruega, nesta sexta-feira, 28.
A vitória de Cristian foi obtida com tempo de 26min09s50. Ele superou o Cazaqui Yerbol Khamitov, que ficou com a prata ao completar o percurso em 27min30s30 e o norte-americano Daniel Cnossen, que foi bronze com 28min00s20.
O rondoniense iniciou a disputa na Noruega no mesmo mês em que conquistou dois bronzes, nas provas de 10km e 20km, no Mundial da modalidade em Toblach, na Itália.
Cristian ainda terá mais duas participações nesta etapa. No sábado, 1º, ele estará na prova do Sprint, e no domingo, 2, na de 5km. Com o ouro na primeira disputa, o brasileiro concorre também ao prêmio Globo de Cristal (campeão geral do circuito).
O atleta nasceu com artrogripose – doença congênita das articulações das extremidades. Ele também compete em provas de atletismo, nas provas de velocidade para a classe T54 (cadeirantes). Nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, conquistou medalhas de prata nos 100m, 400m e 1500m e de bronze nos 800m.
Time São Paulo
O atleta Cristian Ribera é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo,.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)