Cinco alunos de badminton da Escola Paralímpica de esportes, projeto de iniciação esportiva gratuita do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) chegaram ao pódio da I Etapa Nacional sub-23 da modalidade, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, de 31 de março a 3 de abril. A disputa aconteceu em paralelo à competição para a elite da modalidade.
Entre os destaques da competição estiveram a atleta Letícia Barbosa, da classe WH2 (cadeirantes), ouro vencedora da disputa da classe WH2 e nas duplas mistas. Nas chaves individuais, ela venceu suas duas partidas: derrotou Lara Victória por 2 sets a 0 parciais de (21/8 e 21/1) também superou a atleta Vanessa Nathalie pelo mesmo placar (21/4 e 21/2). Já na chave individual SH6 (baixa estatura)
Na chave individual da classe SH6 (baixa estatura), Erick Peixoto conquistou o título com uma vitória sobre Yerik Costa por 2 sets a 0 (21/8 e 21/16). O atleta da Escolinha ainda ganhou a disputa nas duplas masculinas.
A Escolinha contou com seis alunos na competição, todos representando a equipe Sankalp.
Escola Paralímpica de Esportes
A Escola Paralímpica de Esportes tem como objetivo iniciar crianças e jovens com idade de 7 a 17 anos em 15 modalidades paralímpicas: atletismo, badminton, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado. Todas compõem o atual programa dos Jogos Paralímpicos.
Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididos em turmas às segundas e quartas-feiras e terças e quintas-feiras, em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.
O projeto atende crianças e jovens com deficiências física, visual e intelectual. Crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiência auditiva devem ter associada uma das deficiências elegíveis ao esporte paralímpico.
As crianças recebem uniforme e lanche durante a estadia no CT Paralímpico. Também é disponibilizado transporte em locais estratégicos da Grande São Paulo. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente.Inscrição
Para realizar a inscrição na Escolinha, preencha o formulário neste link.
.
É necessário ter os seguintes documentos digitalizados: RG, CPF, laudo médico sobre a deficiência, atestado médico de aptidão para a prática esportiva e boletim escolar de 2024.
Para mais informações sobre o projeto, entre em contato pelo e-mail: escolaparalimpica@cpb.org.br.
Confira as medalhas da Escolinha na competição:
Erick Peixoto (Classe SH6)
Ouro
Simples Masculino
Dupla Masculino
Letícia Barboza( Classe WH2)
Ouro
Simples Feminino
Dupla Feminino
Prata
Dupla Mista
Vanessa Nathalie (Classe WH1)
Ouro
Simples Feminino
Dupla Feminino
Bronze
Dupla Mista
Henrique Vieira
Bronze
Dupla Mista
Ana Clara Cardoso
Bronze
Dupla Feminino
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro