Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Escola Paralímpica de Esportes do CPB é campeã de torneio nacional de judô com 13 pódios

Atletas e comissão técnica da Escola Paralímpica de Esportes do CPB reunidos e com medalhas à mostra | Foto: Divulgação/CPB

A Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) foi campeã da Copa Loterias Caixa de judô, torneio para jovens iniciantes na modalidade que aconteceu no Centro de Treinamento Paralímpico, na última segunda-feira, 20. Sob a bandeira do São Paulo Futebol Clube, os alunos do projeto do CPB conquistaram 13 medalhas: sete ouros, três pratas e três bronzes.

Entre as representantes da Escola Paralímpica do CPB estavam as irmãs Manuelly e Rebeca Lobão, prata e bronze na categoria até 38kg da classe J2 (baixa visão), respectivamente. A história das duas pode ser vista no Instagram da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) neste link. Todos os resultados da Copa Loterias Caixa de judô podem ser vistos aqui.

Paralelemente à competição para jovens, o CT Paralímpico recebeu a primeira etapa Grand Prix de judô paralímpico 2024, competição equivalente ao campeonato brasileiro adulto da modalidade. O torneio não contou com a participação dos judocas da Seleção Brasileira, que  disputaram o último qualificatório aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

O Grand Prix brasileiro de judô reuniu 75 atletas de diversas partes do país. A classificação por equipes terminou com o Ismac-MS campeão, com seis medalhas (dois ouros, duas pratas e dois bronzes), seguido da AMJ-SP, com dois ouros e duas pratas, e do IBC-RJ, com dois ouros e quatro bronzes. Os resultados individuais do torneio estão disponíveis aqui.

A Escola Paralímpica de Esportes também teve duas representantes medalhistas na competição. Wiliany Vitória Costa, da classe J1 (cegos totais) e da categoria até 57kg, foi bronze, assim como Júlia Souza Santos, J1 e que lutou entre competidoras de até 70kg.

Escola Paralímpica de Esportes
A Escola Paralímpica de Esportes é idealizada e realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e tem como objetivo promover a iniciação de crianças com deficiência física, visual e intelectual na faixa etária de 7 a 17 anos, de forma gratuita, em 14 modalidades paralímpicas.

Os esportes disponíveis são atletismo, badminton, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado. Todas compõem o atual programa dos Jogos Paralímpicos. A inscrição deve ser feita neste link.

Confira todos os resultados dos atletas da Escola Paralímpica de Esportes na Copa e no Grand Prix:

Sub-13
🥇Rafaela Higino Campos – J2 (-38Kg)
🥇Júlia Alves Cancissu – J2 (-60Kg)
🥈Manuelly Menezes Lobão – J2 (-38Kg)
🥈Ana Karolina Costa – J2 (-60Kg)
🥉Rebeca Menezes Lobão – J2 (-38Kg)

Sub 15
🥇Kimberly Lohane Germano Silva – J1 (-44Kg)
🥇Rafaela Fernandes Maringolo – J2 (-73)
🥇Bryan Matheus Soares Lourenço – J2 (-58Kg)

Sênior
🥇Ester Silva – J1 (-70Kg)
🥇Jorge Luiz Escarante – J2 (-73)
🥈Adrielly Soares – J2 (-57Kg)
🥉Gabriel Klein Ribeiro – J2 (-60Kg)
🥉Vinicius dos Santos Firmino – J1 (-73Kg)

Grand Prix de judô paralímpico
🥉Wiliany Vitoria Costa – J1 (-57Kg)
🥉Júlia Souza Santos – J1 (-70Kg)

Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do judô.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)




PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery