A Associação Nacional de Desportos para Deficientes (Ande) elegeu Erinaldo Chagas como seu presidente para a gestão 2025-2029, tendo como vice Marcelo de Marco. A eleição aconteceu neste domingo, 30, e a chapa vencedora obteve 60,6% dos votos válidos. O atual presidente, Artur Cruz, permanecerá no cargo até maio, momento em que ocorrerá a transição.
Erinaldo, também conhecido como “Pit”, ingressou na modalidade como árbitro em 2001. Como gestor, passou pela CONMEBOL, pelo Escritório de Governança de Legado Olímpico e, em 2020, assumiu a Secretaria Nacional do Paradesporto. Em 2021, foi eleito vice-presidente da ANDE, ao lado de Artur Cruz, na presidência.
Atuando como delegado técnico em várias competições internacionais, incluindo os Jogos Paralímpicos, em Paris 2024, Erinaldo foi o líder de projetos do Mundial de bocha paralímpica do Rio de Janeiro em 2022, sucesso amplamente reiterado em todas as federações internacionais. Em 2023, foi convidado a fazer parte do Conselho da Federação Internacional da Bocha, a Worldboccia.
“Estou muito contente. Vamos fazer uma gestão de continuidade, buscando aprimorar o trabalho de muita qualidade que já vinha sendo feito. Fico muito feli com minha trajetória dentro da Ande, indo de voluntário até presidente. E um ciclo muito importante e quero poder seguir retribuindo aqui a tudo o que o esporte paralímpico me proporcionou”, disse Erinaldo.
Com informações da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE).
Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da bocha.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)