Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Em reedição da final paralímpica, Nonato brilha de novo e Brasil bate Argentina no Desafio das Américas de futebol de cegos

Jogadores da Seleção Brasileira celebram gol contra Argentina no CT Paralímpico | Foto: Ale Cabral/CPB
Matéria atualizada às 17h14*

A Seleção Brasileira de futebol de cegos venceu a Argentina por 1 a 0, na tarde desta quarta-feira, 6, pela segunda rodada do Desafio das Américas, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O gol da partida foi marcado por Raimundo Nonato, após um belo passe de Ricardinho, a 10min47s do fim do confronto. 

O jogo desta quarta-feira foi uma reedição da final dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, ocasião em que o Brasil também venceu a seleção rival por 1 a 0, com gol do próprio Nonato. Neste ano, as duas equipes também se encontraram na decisão da Tango Cup, em Buenos Aires, outra competição vencida pela Seleção Brasileira. 

No Desafio das Américas, além da Seleção Brasileira A e Argentina, estão presentes Chile, Colômbia e Brasil B, time formado por jovens atletas brasileiros.  O Brasil A acumula duas vitórias, já que na estreia venceu o B por 4 a 0. Ainda nesta quarta-feira, o Brasil B se recuperou no torneio ao vencer o Chile por 1 a 0, com gol de Maxwell. 

O formato de disputa da competição é de todos contra todos. Ou seja, cada equipe jogará quatro vezes. Aquela que somar mais pontos será a campeã. O Brasil A é dirigido pelo próprio treinador da Seleção, Fábio Vasconcelos; o Brasil B, pelo seu auxiliar, Josinaldo Sousa, o Bamba. 

A competição continua até o próximo sábado, 9, na quadra de grama sintética da modalidade no CT Paralímpico. As partidas têm sido transmitidas ao vivo pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) no seu canal do YouTube.

Após o Desafio das Américas, o Brasil ainda terá mais duas competições neste ano. De 29 de julho a 08 de agosto, a Seleção participará do Grand Prix Mundial, em Puebla, no México. Por fim, entre 20 e 29 de outubro, a equipe encerra o ano na Copa América, em Córdoba, na Argentina. Esse torneio valerá vaga para o Mundial da modalidade de 2023, em Birmingham, na Inglaterra.

Confira abaixo a tabela de jogos:
        
TERÇA FEIRA – 5 DE JULHO
 Brasil A 4 x 0 Brasil B
Chile 3 x 1 Colômbia

QUARTA FEIRA – 6 DE JULHO
Argentina 0 x 1 Brasil A
Chile 0 x 1 Brasil B 

QUINTA FEIRA – 7 DE JULHO
14h – Colômbia x  Brasil B
15h30 – Argentina x Chile

SEXTA FEIRA – 8 DE JULHO 
14h – Brasil A x Chile
15h30 – Colômbia x Argentina

SÁBADO – 9 DE JULHO
09h – Brasil A x  Colômbia
10h30 – Brasil B x Argentina

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery