O Meeting Paralímpico de atletismo e natação em Campo Grande (MS) será a primeira etapa do evento em 2022. Neste sábado, 9, dois locais da capital sul-mato-grossense vão sediar as provas de ambas as modalidades. A pista e o campo do Parque Olímpico Ayrton Senna receberá 74 esportistas, enquanto a piscina da Fundação Lowtons de Educação e Cultura (Funlec) contará com a presença de 20 nadadores. Ao todo, 94 atletas se inscreveram para as disputas.
O evento, um dos maiores do desporto nacional, é idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021 e ocorre em diversas cidades do país. Os objetivos do Meeting Paralímpíco são: coroar o desenvolvimento da prática esportiva nos municípios e estados do país, contribuir para o aprimoramento técnico das modalidades em disputa e propiciar oportunidades de competição aos atletas de elite e jovens promessas do paradesporto do Brasil.
Entre os atletas inscritos para as provas em Campo Grande, há jovens como David Morales, 15, que vai competir nos 1.500 m e arremesso de peso da classe T38 (paralisados cerebrais), e experientes, a exemplo do nadador Alexandro da Silva, 46, inscrito nos 50 m e 100 m livre, além dos 100 m costas da classe S9 (pessoas com limitações físico-motoras).
David nasceu e vive em uma aldeia indígena na cidade de Dourados (MS), a 230 km de Campo Grande. Já disputou Paralimpíadas Escolares em São Paulo, mas, pela primeira vez, estará em uma competição de alto rendimento. “Para ele e sua família, tudo isso é uma novidade. Os pais ficaram muito felizes com a possibilidade de o filho competir entre adultos em outro município. Há pouco tempo, eles não imaginavam que isso era possível”, disse Rafael Alencar, técnico do jovem.
Os pais de David nem sonhavam em tê-lo, quando, em 1991, Alexandro entrou no Movimento Paralímpico. “Desde então, eu sempre quis participar de uma competição deste gabarito aqui no meu Estado”, afirmou.
A mescla de juventude e experiência proporcionada pelos Meetings é algo que agrada o técnico-chefe da Seleção Brasileira de natação, Leonardo Tomasello. “É uma oportunidade de mais atletas aparecerem, principalmente, por ser um evento regionalizado. Isso facilita o acesso. Em todas as etapas, haverá um treinador da Seleção para observar os nadadores”, destacou.
Coordenador de atletismo do CPB, João Paulo da Cunha também ressaltou a relevância dos Meetings ao paradesporto nacional. “É uma forma de fomentar o esporte. Além disso, os atletas podem, dentro de um evento competitivo, colocar em prática tudo o que treinam diariamente”, salientou.
No ano passado, o Meeting foi realizado em 16 cidades de 11 unidades federativas do país. Quatro das cinco regiões brasileiras receberam o evento – com exceção do Norte. Foram mais de 9 mil km percorridos e 2.372 atletas inscritos. Em 2022, serão 19 Estados que serão contemplados pelo projeto do CPB.
Depois de Campo Grande, o Meeting Paralímpico 2022 chegará a Macapá (AP), no dia 19 de agosto, também com provas de atletismo e natação. Para ver o calendário completo, basta clicar aqui.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Meeting Paralímpico de atletismo e natação em Campo Grande podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento e o comprovante do esquema vacinal completo contra a Covid-19. Nos dias de competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.
Serviço
Meeting Paralímpico de atletismo e natação de Campo Grande (MS)
Dia e horário: 9 de julho – a partir das 8h.
Locais: Parque Olímpico Ayrton Senna (atletismo) e Funlec (natação)
Endereços: Parque Olímpico Ayrton Senna: Rua Jornalista Valdir Lago, 512/Funlec: R. Rebouças, 674.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)