A dupla brasileira formada por Diana Barcelos e Jairo Klug tornou-se bicampeã mundial de remo, na prova PR3 Mix 2x. O Campeonato Mundial da modalidade acontece em Plovdiv, na Bulgária, desde o último domingo dia 9. Esta sexta-feira, 14, foi o primeiro dia de finais da competição.
Os brasileiros finalizaram a prova com 7min30s82 e faturaram a medalha de ouro. A dupla austríaca ficou em segundo lugar (7min42s68) e os russos em terceiro (7min49s93). Na edição do Mundial de 2014, em Sarasota, Diana e Jairo sagraram-se campeões com o tempo de 7min28s.
Neste primeiro dia de finais, Michel Pessanha (PR2 M1x) ficou em quinto lugar na final com o tempo de 9min04s34. Na versão feminina da prova, Josiane Lima também terminou na quinta posição com 10min45s18. Os atletas competirão juntos a final na dupla PR2 Mix2x, neste sábado, 15.
O evento conta com a presença de 77 atletas, de 31 países, e se estenderá até o dia 16 de setembro. Os países confirmados são: Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Bielorrússia, Brasil, Canadá, Coreia, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Holanda, Hungria, Israel, Itália, Japão, Letônia, Lituânia, México, Nigéria, Noruega, Paraguai, Polônia, Rússia, Sri Lanka, Suécia, Tunísia e Ucrânia.
O Mundial da modalidade acontece anualmente. No ano passado, o evento foi sediado em Sarasota, Estados Unidos. O calendário nacional da modalidade ainda reserva para dezembro, de 6 a 12, o Campeonato Brasileiro de Remo Paralímpico.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)