Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Do Parapan para as Escolares: atletas desembarcam no Brasil para maior evento esportivo estudantil do mundo

Alessandra Oliveira, à esquerda, comemora com Esthefany Rodrigues durante o Parapan | Foto: Cris Mattos/CPB

Atletas brasileiros que representaram o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago estarão também nas Paralimpíadas Escolares, maior evento esportivo do mundo para crianças e jovens com deficiência em idadade escolar. A Fase Nacional deste ano deve reunir mais de 1.800 alunos-atletas de 26 estados e do Distrito Federal, sendo a maior edição da história.

Realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o evento começará na terça-feira, 28, com a cerimônia de abertura, às 17h30. Já as competições vão de quarta-feira, 29, até sexta-feira, 1º de dezembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Entre os destaques das Paralimpíadas Escolares está a nadadora Alessandra Oliveira, 15, que iniciou sua trajetória na Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e foi ouro nos 100m peito da classe SB4 (comprometimento físico-motor) no Parapan de Santiago.

Alessandra, que voltou neste sábado, 25, para o Brasil, começou na natação por meio da Escolinha do CPB, projeto totalmente gratuito e que inicia jovens de 7 a 17 anos em modalidades paralímpicas. A atleta também já passou por outros projetos da base do CPB, como as próprias Paralimpíadas Escolares e o Festival Paralímpico. Nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, ela nadou os 100m peito em 2min10s54, estabelecendo o novo recorde da competição.

“Sou da Escolinha. Nadei a minha prova principal, os 100m peito, em Santiago. Fui ouro e bati o recorde do Parapan. Sou muito grata ao CPB, aos professores e à Escolinha por terem me ajudado a chegar até aqui. Eu comecei em 2018, com um sonho de nadar nas Escolares e, agora, volto para o evento como uma campeã continental. Vai ser divertido, mesmo estando cansada”, disse a nadadora, que foi diagnosticada com vasculite aos três anos.

Victor dos Santos, o Vitinho, também saiu da capital chilena diretamente para as Paralimpíadas Escolares. Campeão parapan-americano nos 100m costas da classe S9, o nadador, a exemplo de Alessandra, vai representar São Paulo na próxima semana

Caçula da delegação brasileira nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023, a paranaense Kauana Beckenkamp, 14, do badminton, também estava inscrita nas Paralimpíadas Escolares. Porém, por ter sido convocada ao Parapan, sua família optou por tirá-la da competição estudantil para que ela retornasse à rotina de estudos.

Kauana nasceu com uma má-formação congênita que ocasionou ausência de tíbia na perna esquerda. Ela foi convidada, aos 10 anos, para praticar badminton convencional por um professor.

Sobre o Parapan
Para esta edição dos Jogos Parapan-Americanos, a delegação brasileira conta com 324 atletas, 190 homens e 134 mulheres, oriundos de 23 estados e do DF, em 17 modalidades. Desses competidores, 51 têm até 23 anos, 108 são cadeirantes, 132 são estreantes no evento continental, 72 treinam nos Centros de Referência do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e 11 disputaram o Parapan de Jovens, em Bogotá, Colômbia, no último mês de junho. A competição reúne cerca de 1.900 atletas de 31 países até este domingo, 26, na capital chilena.

Paralimpíadas Escolares
A Fase Nacional de 2023 da competição acontece após três regionais. Neste ano, o evento passou por Belém (PA), de 9 a 11 de agosto, Brasília (DF), de 30 de agosto a 1⁰ de setembro, e São Paulo (SP), de 6 a 8 de setembro. Os campeões foram Pará, Minas Gerais e São Paulo, respectivamente.

Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery