A nadadora Susana Schnarndorf contou como foram os bastidores das gravações do documentário “Um dia para Susana”, lançado em 2018, que conta a história da ex-triatleta diagnosticada, em 2005, com atrofia de múltiplos sistemas.
Em junho, indicamos cinco produções audiovisuais que contam a história, trajetória, de paratletas, e o documentário da gaúcha Susana estava entre as sugestões. O longa está disponível para aluguel no Youtube.
De acordo com Susana, originalmente a produção seria um curta. “A diretora do filme [Giovanna Giovanini] estava procurando alguma história de superação de algum atleta e, pesquisando na internet, soube da minha. Ela entrou em contato comigo e perguntou se topava fazer um curta. Eu aceitei e acabou que virou um longa”, lembrou a ex-triatleta, que disputou 13 Ironmans.
O filme mostra a preparação da nadadora até os Jogos Paralímpicos Rio 2016. A equipe de filmagem acompanhou a nadadora por três anos, tanto em competições nacionais e internacionais quanto no Mundial de Glasgow em 2015, o que causou uma estranheza na atleta.
“A câmera me seguindo me deixava muito incomodada no começo. Eles me filmavam muito em competição e, às vezes, eu estava me concentrando e tinha a câmera ali. Eles eram muito tranquilos e eu fui me acostumando aos poucos.
As filmagens em casa eram mais tranquilas. Em competição, juntava com a tensão pré-prova e as câmeras, foi complicado no começo”, relatou.
Susana foi diagnosticada em 2005 com atrofia de múltiplos sistemas, uma doença degenerativa que afeta o funcionamento de vários sistemas do cérebro e avança de forma imprevisível.
Nos Jogos Rio 2016, Susana faturou a medalha de prata no revezamento 4x50m livre misto.
“Assistir ao documentário pronto pela primeira vez foi bem estranho, a minha vida pessoal toda ali no filme. Agora, já me acostumei, mas no início foi um choque”, finalizou a esportista.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
A atleta Susana Schnarndorf é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 70 atletas e sete atletas-guia.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)