Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Dia da Síndrome de Down: alunos da Escolinha do CPB jogam amistoso contra Seleção de futsal

Aluno da Escolinha domina a bola, observado por dois jogadores da Seleção de futsal down | Foto: Alessandra Cabral/CPB
Nove alunos da Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), projeto de iniciação esportiva para crianças e jovens de 7 a 17 anos com deficiências, participaram de um amistoso contra a Seleção Brasileira de futsal down, bicampeã mundial. A partida aconteceu no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, na tarde desta terça-feira, 21, Dia Internacional da Síndrome de Down.

A equipe da Escolinha, como o projeto do CPB é carinhosamente chamado, contou com alunos de diversas modalidades e foi treinada pelo professor de futebol de cegos, Bruno Arruda. O técnico afirmou que a preparação para o amistoso foi feita a partir de trabalhos físicos, com atenção especial aos movimentos em quadra das crianças e dos jovens.

“Trabalhamos a parte cognitiva e motora deles. Para muitos, foi a primeira oportunidade de participar de um amistoso, com um aspecto de jogo oficial. Foi uma integração extremamente importante para todos. Os alunos tiveram contato com atletas profissionais, que já vivem do esporte. Aprenderam muito nesta tarde”, avaliou Bruno. A partida, que teve dois tempos de 25 minutos, terminou 11 a 7 para a Seleção de futsal down.

“Alguns alunos me surpreenderam positivamente. Com menos de um mês no paradesporto, eles já mostraram bastante desenvoltura e ofereceram dificuldades para a Seleção. Foi um duelo dinâmico e bonito de se ver. Saímos um pouco da rotina de treinos e colocamos o que passamos nas aulas em prática. Isso é algo que motiva os jovens”, completou o professor. 

A atividade foi mais uma ação da Seleção de futsal down no CT Paralímpico. Antes de conquistar o segundo título da Copa do Mundo da modalidade, disputado ano passado, em Lima, no Peru, a equipe treinada pelo técnico Cleiton Monteiro ficou concentrada no local. Inclusive, tanto na Escolinha como em competições oficiais, a exemplo das Paralimpíadas Escolares, o CPB atende e recebe inscrições de atletas com Síndrome de Down. 

Na última edição nacional das Paralimpíadas Escolares, maior evento esportivo do mundo para crianças e jovens em idade escolar, realizada também na capital paulista, 63 participantes com Síndrome de Down estiveram presentes nas disputas de natação, atletismo e badminton. 

Escola Paralímpica de Esportes

A Escola Paralímpica de Esportes é idealizada e realizada pelo CPB e tem como objetivo promover a iniciação de crianças com deficiência física, visual e intelectual, na faixa etária de 7 a 17 anos, em treze modalidades paralímpicas.

São oferecidas aulas de atletismo, badminton, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado. Todas compõem o atual programa dos Jogos Paralímpicos, estabelecido pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês).

FICHA DE INSCRIÇÃO

Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididos em turmas às segundas e quartas-feiras e terças e quintas-feiras, em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.

As crianças recebem uniforme e lanche durante a estadia no CT Paralímpico. Também é disponibilizado transporte em locais estratégicos da Grande São Paulo. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente.  Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail: escolaparalimpica@cpb.org.br.

Patrocínios
A Escola Paralímpica de Esporte conta com o patrocínio do Grupo Volvo via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

 

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery