O Desafio Internacional de Goalball, que acontecerá até quarta-feira, 26, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, marca o retorno da ala Victória Amorim às quadras. A competição finaliza a sexta fase de treinamento das Seleções Brasileira feminina e masculina da modalidade.
Vitória compôs a equipe brasileira que disputou os Jogos Paralímpicos Rio 2016 e terminou em quarto lugar. Neste ano, ela tornou-se mãe de Victor, de seis meses. Afastada da Seleção há um ano e meio, esta é a primeira fase que a jogadora participa depois da gravidez.
“Voltar para a Seleção tem sido como se nunca tivesse passado por aqui, como se fosse a primeira vez. Ansiedade, alegria, animação até por estar no banco. Tem sido também um teste de paciência, pois não estou na minha melhor forma, estou recomeçando do zero. Ser mãe e atleta não é fácil, treino duas vezes na semana em quadro e três, quatro vezes na academia. Para o ano que vem quero estar no grupo que disputará o bicampeonato parapan-americano”, disse a atleta de 20 anos, medalhista de ouro no Parapan de Toronto 2015.
Natural de Itaguaí, no Rio de Janeiro, Vitória perdeu a visão aos 11 anos devido a uma atrofia no nervo óptico. Aos 13, começou a praticar o goalball no Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro. Atualmente, a atleta defende o SESI-SP.
O campeonato segue até esta quarta-feira, 26, e conta com a participação de times dos Estados Unidos, Canadá e Chile. O torneio está sendo disputado com seis equipes na categoria masculina e quatro na feminina. Brasil e Estados Unidos terão dois representantes cada na competição entre os homens, além de Canadá e Chile. Já na disputa feminina os participantes são: Brasil, Canadá – com duas equipes – e Estados Unidos.
“Eu nunca tinha vindo para o CT, e aqui a estrutura é ótima. A gente entra aqui e respira só isso, o que ajuda muito no treinamento. O Desafio Internacional é importante para a recuperação das meninas que foram para o Mundial, para o meu retorno”, comentou a ala que está com a equipe brasileira desde o preparatório para os Jogos de Londres 2012.
O sistema de disputas prevê confrontos entre todas as equipes, tanto no feminino quanto no masculino, e as duas primeiras colocadas fazem a final. Haverá também a decisão do bronze masculino.
Confira os resultados dos jogos:
Masculino
24/09
Brasil A 10 X 2 EUA B
Brasil B 6 x 3 USA A
Brasil A 13 x 3 EUA A
Brasil B 11 x 1 Chile
Brasil A 11 X 1 Canadá
25/09
Brasil B 6 x 6 USA B
Brasil A 10 x 0 Chile
Feminino
24/09
Brasil 11 x 1 Canadá B
Brasil 7 x 0 Canadá A
Brasil 3 x 4 EUA
25/09
Brasil 11 x 1 Canadá B
Brasil 6 x 1 Canadá
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)