Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Desafio CPB/CBAt de atletismo é oportunidade para campeão paralímpico atingir índice para Paris 2024 

Wallace Santos realiza arremesso de peso durante Open Internacional de atletismo | Foto: Alessandra Cabral/CPB

O 3º Desafio CPB/CBAt de atletismo 2024 receberá 258 esportistas com e sem deficiência no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, neste domingo, 28. Serão 151 atletas olímpicos (88 homens e 63 mulheres) e 107 paralímpicos (73 homens e 34 mulheres), oriundos de 12 estados brasileiros (AM, BA, MA, MG, MS, PA, PR, RJ, RO, RS, SC e SP) e do Chile. 

A competição é organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), com o objetivo de difundir e desenvolver a prática da modalidade no país. Assim como ocorreu nas duas etapas anteriores deste ano, o 3º Desafio CPB/CBAt de 2024 é uma oportunidade para os atletas atingirem índices para os Jogos Paralímpicos de Paris, que terão início no próximo dia 28 de agosto. As marcas necessárias para a disputa do megaevento na capital francesa estão listadas nos critérios de entrada do CPB.

Campeão no arremesso de peso da classe F55 (atletas que competem sentados) nos Jogos de Tóquio 2020, o carioca Wallace dos Santos, 39, é um dos inscritos no Desafio deste domingo. O atleta encara o evento na capital paulista como uma das últimas chances de obter o índice (12,35m) para defender seu título em Paris. Em sua última prova, no dia 19 de abril, durante o Open Internacional de atletismo, ele arremessou a 11,61m. 

“É uma competição muito importante para mim. Até agora, uma das principais na temporada para os meus objetivos. Quanto antes conseguir o índice, melhor eu poderei me preparar para os Jogos Paralímpicos. Não posso deixar para a última hora, porque se eu tentar a marca até às vésperas de Paris, terei vários picos antes e o meu auge precisa ser lá”, avaliou o arremessador, que, em 2007, ficou tetraplégico após o ônibus que estava consertando cair sobre seu corpo. No acidente, ele fraturou uma vértebra da coluna lombar. 

Além do 3º Desafio CPB/CBAt, Wallace terá mais duas oportunidades de alcançar a marca qualificatória para os Jogos de Paris: a 2ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de atletismo, marcada para os dias 8 e 9 de junho, e a 4ª etapa do Desafio CPB/CBAt, no dia 15 do mesmo mês. Ambos os eventos também ocorrerão no Centro de Treinamento Paralímpico. 

Wallace não foi convocado para o Mundial de Kobe, Japão, que acontecerá de 17 a 25 de maio. Esta será outra chance para os brasileiros atingirem índices aos Jogos. O CPB convocou 50 atletas e 10 atletas-guia para a competição na Ásia. 

O Desafio CPB/CBAt deste domingo, inclusive, será o último evento em que esportistas da Seleção Brasileira disputarão provas na pista e no campo do CT Paralímpico antes da viagem a terras nipônicas. Dos 107 atletas paralímpicos inscritos, 30 foram convocados para o Mundial. 

A primeira edição do Desafio CPB/CBAt em 2024 aconteceu no dia 25 de fevereiro e registrou a quebra de um recorde das Américas, pela amapaense Wanna Brito, no arremesso de peso da classe F32 – marca já superada pela própria atleta na Primeira Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa, oportunidade em que estabeleceu um novo recorde mundial.

A segunda etapa da competição aconteceu na semana seguinte, em 3 de março, e teve a acreana Jerusa Geber registrando o melhor resultado de 2024 na prova dos 100m para atletas da classe T11 (deficiência visual) até aquele momento.

Antes do Desafio, neste sábado, 27, o CPB organizará mais duas etapas do Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2024, agora em Vitória (ES) e Natal (RN). A competição também contará com presenças de medalhistas em Jogos Paralímpicos, como são os casos de Thalita Simplício (atletismo) e Mariana Gesteira (natação). 

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o desafio CPB/CBAt podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço
Desafio CPB/CBAt
Data:
28 de abril, a partir das 7h30
Local: CT Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 11, 5, Vila Guarani – São Paulo

Patrocínio
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery