O Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo, que começou na manhã desta sexta-feira, 30, em Deodoro, no Rio, marca o retorno aos pódios da carioca radicada em Curitiba, Paraná, Débora Campos, 43, após cirurgias nos ombros. A atleta faturou a medalha de ouro na prova de P2 – 10m pistola de ar SH1 logo na primeira prova da competição, no Centro Militar de Tiro Esportivo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
O evento conta com a participação de 40 atletas de seis Estados: Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. As provas seguem até o domingo, 2.
Depois da participação nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, Débora constatou lesões nos dois ombros e ficou mais de um ano sem competir. Em julho de 2018, a atleta decidiu operar os dois ombros. Cerca de três meses depois das cirurgias, a atleta precisou participar do Campeonato Sul Brasileiro da modalidade, que é passagem obrigatória para se classificar para o Brasileiro deste final de semana, em Deodoro.
Ainda em fase recuperação, especialmente do ombro esquerdo, a canhota Débora já se consagrou campeã brasileira na prova P2 – pistola de ar 10m SH1 neste Brasileiro.
“Para a fase que ela está, de recuperação, o resultado foi bom. Débora ainda tem muito o que melhorar e acredito que conseguirá. Quero contar com ela na Seleção nas principais competições de 2019” disse James Walter, coordenador-técnico da modalidade no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Débora volta ao stand de tiro na tarde desta sexta-feira para disputar a prova de pistola standard 10m misto SH1. Neste sábado, 1, ela fará a prova P3 – pistola mista 25m SH1.
Aos 12 anos a esportista perdeu a perna acima do joelho devido a complicações depois de um atropelamento, e conheceu o tiro esportivo paralímpico em 2009.
Também na manhã desta sexta-feira, 30, aconteceu a qualificatória da prova P1 – pistola de ar 10m SH1 e os atletas Geraldo Rosenthal e Ricardo da Costa, ambos classificados para os Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, conquistaram vagas para a final desta prova que acontecerá na tarde desta sexta. Ao todo, seis brasileiros já estão classificados para o Parapan de Lima: os paulistas Alexandre Galgani e Carlos Garletti, o gaúcho Geraldo Rosenthal, os paranaenses Marcelo Hyroshi e Sérgio Vida e o carioca Ricardo Gomes.
O Brasileiro de Tiro Esportivo encerra o calendário nacional da modalidade e é a competição com maior atribuição de pontos para o ranking brasileiro. O evento é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e o ranking nacional serve como base para bolsas da próxima temporada.
No próximo ano, além dos Jogos Parapan-Americanos, haverá a disputa do Campeonato Mundial de Tiro Esportivo. A competição está prevista para outubro de 2019, em Sydney, na Austrália.
Confira abaixo os resultados desta sexta-feira, 30 de novembro:
P2 – Pistola de ar 10m SH1 feminino
1º lugar – Débora Campos
2º lugar – Beatriz Cunha
3º lugar – Eloisa Rodrigues
R9 – Carabina .22 posição deitado 50m SH2
1º lugar – Alexandre Galgani
2º lugar – Flavio Campos
R7 – Carabina .22 3 posições 50m SH1
1º lugar – Carlos Garletti
2º lugar – Benedito Silva
3º lugar – Enio Alfonso
P1 – Pistola de ar 10m SH1 masculino
1º lugar – Geraldo Rosenthal
2º lugar – Ricardo Costa
3º lugar – Ailton Silva
P5 – Pistola standard mista 10m SH1
1º lugar – Geraldo Rosenthal
2º lugar – Joaquim Santos
3º lugar – Sergio Vida
Time São Paulo
O atleta Alexandre Galgani é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 62 atletas e seis atletas-guia de dez modalidades.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigir-se à sala de imprensa para identificação.
Patrocínios
O Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo tem patrocínio das Loterias Caixa.
Serviço
Data: 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro
Cidade: Deodoro (RJ)
Local: Centro Militar de Tiro Esportivo (CMTE). Av. Brasil, 26.196 – Gericinó – RJ
Programação
Sexta-feira (30/12) – 9h às 12h / 14h às 17h
Sábado (1/12) – 9h às 12h / 14h às 17h
Domingo (2/12) – 9h às 12h30
*Programação sujeita a alterações
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)