O paulista Daniel Dias foi anunciado nesta sexta-feira, 15, como campeão da temporada 2018 da World Series de natação do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês), o mais importante circuito anual da modalidade, composto por seis etapas.
Campeão em 2017, Daniel destacou-se com performances no Open Internacional Loterias Caixa, em São Paulo, além de ter brilhado nas etapas de Lignano Sabbiadoro, na Itália, e Sheffield, na Inglaterra. Nesta última, bateu o recorde mundial dos 50m livre, classe S5.
Com o desempenho, Daniel somou 4.111 pontos, sete a mais do que o colombiano Carlos Serrano (4.104), e também à frente do chileno Alberto Abarza, que registrou 4.080 pontos e ficou com o terceiro lugar.
“É uma grande alegria manter o título como melhor atleta masculino do World Series! Esse ano a disputa foi mais acirrada, com mais participantes e isso foi muito bom, ver mais envolvimento dos países nas etapas. Fico satisfeito com o resultado, e ainda mais animado com este ciclo para Tóquio 2020. Agradeço a Deus por mais essa conquista, aos meus patrocinadores, ao meu técnico e a toda equipe multidisciplinar que me acompanha”, disse o nadador de 30 anos.
Entre as mulheres, o título da World Series ficou com a britânica Louise Fiddes. O Brasil ainda destacou-se na competição por equipes, em que ficou com o terceiro posto, com 15.343 pontos – atrás apenas da Grã-Bretanha (15.742) e Holanda (15.345).
Daniel Dias terá, junto com a Seleção Brasileira, mais um grande desafio nesta temporada. Entre os dias 9 e 13 de agosto, o time viajará a Cairns, na Austrália, para a disputa do Parapan-Pacífico.
Time São Paulo
O atleta Daniel Dias é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 62 atletas e seis atletas-guia de dez modalidades.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)