Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Curitiba receberá abertura do Circuito Caixa Loterias a exatos 200 dias dos Jogos Paralímpicos

Terá início neste fim de semana a temporada 2016 do Circuito Caixa Loterias. E não poderia ser em uma ocasião mais simbólica: Curitiba (PR) receberá a fase regional Rio-Sul da competição a partir de sábado, 20 – data que marca os 200 dias para a Cerimônia de Abertura dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, que ocorrem de 7 a 18 de setembro.

O evento seguirá até domingo, 21. Provas tanto de atletismo quanto de natação ocorrerão na Universidade Positivo. Para esta primeira competição do ano, 308 atletas estão inscritos – 214 do atletismo e 94 da natação. Alguns deles obtiveram grande destaque no cenário internacional.

É o caso, por exemplo, de Marivana Oliveira. Vice-campeã mundial do arremesso de peso na classe F35, ela é uma das inscritas. As provas de campo também contarão com a campeã paralímpica Rosinha Santos, medalhista de ouro nas provas de lançamento de disco e arremesso de peso, classe F58, em Sydney-2000.

Na piscina, o maior destaque deverá ser Susana Schnarndorf, campeã mundial dos 100m peito, classe SB6, em Montreal-2013. O principal destaque paranaense ficará por conta de Tisbe Andrade, de apenas 17 anos, mas que também estará em ação na piscina da Universidade Positivo.

Após a etapa de Curitiba, o Circuito Caixa Loterias terá a fase Norte-Nordeste, em Recife, de 3 a 6 de março. No mesmo mês, entre os dias 18 a 20, haverá a etapa de São Paulo. Brasília receberá a Regional Centro-Leste do evento entre os dias 31 de março e 3 de abril. A capital paulista será palco das três nacionais do Circuito: de 24 a 26 de junho, 14 a 17 de julho e 10 a 13 de novembro.

Para chegar à fase nacional do Circuito, os atletas precisam alcançar a meta estabelecida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A marca toma como base recordes mundiais, e os competidores precisam chegar a uma porcentagem especificada destas marcas em suas classes e modalidades para confirmar sua vaga entre os melhores do Brasil. Líderes de ranking nacional que já têm o índice mínimo não precisam disputar as regionais e estão automaticamente classificados para as três etapas nacionais.

O Circuito
O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pela Caixa Loterias. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo e natação. Composto por quatro fases regionais e três nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país.

Serviço
Circuito Caixa Loterias – etapa regional Rio-Sul
Data: 20 e 21 de fevereiro
Cidade: Curitiba (PR)
Local: Universidade Positivo – Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300
Horário: Sábado, das 8h às 18h. Domingo, das 8h às 12h

Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Elder Barros (estagiário)
Maria Louiza Oliveira (estagiária) ?

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery